Compartilhe:

A rotina de dividir apartamento com pessoas desconhecidas têm sido um desafio e tanto para muitos estudantes e trabalhadores brasileiros. Além de praticar tolerância e paciência diariamente, é preciso se adaptar a alguns costumes dos seus colegas visando manter uma boa convivência. E para conseguir manter essa convivência agradável, uma das principais coisas que todos devem conhecer, são os horários dos seus colegas de quarto.

Quando se divide apartamento com alguém, é importante conhecer os horários de entrada e saída dos roommates no imóvel. Isso pode evitar problemas como alguém ouvindo música às 0:00 quando seu colega de quarto precisa acordar às 6:30 para ir ao trabalho no dia seguinte. Esse tipo de situação é justamente o que pode, e deve ser evitado para preservar a relação dos roommates. Conhecer a que horas da manhã seus roommates saem de casa para estudar, por exemplo , te ajuda definir um “toque de silêncio” que possa agradar e preservar boas noites de sonos para todos os residentes. Afinal, não existe uma pessoa que fique bem humorada sem dormir direito, não é mesmo?

Para quem está a procura de quartos para alugar, também é importante analisar o tipo de vida que você leva e o tipo de vida que seus futuros colegas de quarto levam. Se você possui horários fora do padrão, às vezes chegando tarde e dormindo apenas no meio da madrugada, pode ser melhor procurar por quartos individuais, para ter mais privacidade e não ser obrigado a mudar seu horário de sono para não atrapalhar a noite dos seus colegas. Ainda assim, é importante observar que mesmo em quartos diferentes, é possível ser bastante desagradável se você não aceitar que precisa respeitar o modo de vida das outras pessoas. Muitas pessoas não tem o sono tão pesado, e podem acabar se incomodando com a luz do se quarto acesa e com o barulho vindo lá de dentro. Mas como sempre, uma das melhores formas de resolver esses atritos em apartamentos compartilhados, é o diálogo. Por exemplo, se você está pretendendo chegar mais tarde em casa na próxima noite, avisar pelo menos um dos seus roommates sobre isso vai tranquilizá-los quanto a sua ausência e até mesmo não assustá-los com o barulho de você chegando em casa durante a madrugada. Ainda assim, nada disso adianta se você chegar às 3h da madrugada, abrir a geladeira, ligar a TV, e acordar a todos. Saiba que o respeito é a principal atitude que você pode tomar para se manter em paz em qualquer moradia.

Por isso, uma forma bastante eficaz de resolver problemas como incompatibilidade de horários entre roommates é procurar por pessoas que levem o mesmo tipo de vida que você, com horários e até gostos semelhantes. Encontrar pessoas semelhantes a você pode ser o primeiro passo que te ajudará a ser mais feliz na sua convivência com os roommates. Assim, escolher pessoas com horários compatíveis, faixa etária próxima à sua, mesma ocupação (historicamente, estudantes costumam dar mais certo com outros estudantes como roommates), além de gostos pessoais semelhantes é uma estratégia bastante eficaz para evitar constrangimentos no futuro.

E você, concorda? Discorda? Quais dificuldades já sofreu ou tem sofrido na convivência com seus roommates? Compartilhe conosco nos comentários logo abaixo. 🙂

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário