Compartilhe:

dividir apartamento

Já falamos algumas vezes no Blog do WebQuarto sobre a importância de procurar por roommates que combinem com você e com seu estilo de vida. Uma das melhores formas de conhecer seu futuro roommate e detectar se pode dividir o aluguel com ele, é tendo uma boa conversa com ele sobre alguns pontos críticos da relação que vocês terão convivendo no mesmo apartamento. Para ajudar você, que não sabe bem o que é importante perguntar ao roommate antes de decidir se ele é a pessoa ideal para dividir o apartamento, listamos algumas questões que geralmente são importantes de se abordar em uma entrevista com potenciais roommates. Veja nossas dicas de perguntas para se fazer ao potencial roommate:

  • Qual o tipo de roommate ideal para você?
  • Você já teve experiências anteriores dividindo apartamento com outras pessoas? Como foi essa experiência?
  • Quais atitudes dos seus roommates podem te incomodar?
  • O que você gosta de fazer em seu tempo livre?
  • Você tem namorado/namorada ou outras pessoas que viriam com alguma frequência ao apartamento? Fale-me mais sobre elas.
  • Qual sua opinião a respeito de animais na casa? (Leve em consideração as suas próprias ideias, antes de considerar a resposta do candidato positiva ou negativa.)
  • Você fuma / bebe? Com que frequência?
  • Com que frequência você irá chegar tarde em casa, durante a madrugada por exemplo?
  • Você trabalha? De onde virá o dinheiro para pagar sua parte nas contas da casa?
  • O que você gosta de assistir na TV?
  • Você estuda?
  • Qual tipo de música costuma ouvir?

Essas perguntas são apenas um modelo que você pode levar em consideração para descobrir se aquela é a pessoa certa para dividir uma moradia com você. Considere como você responderia cada uma delas e compare com as respostas dos candidatos. Pode ser um bom indicativo das similaridades ou diferenças que encontrarão durante a convivência em dividir o apartamento.

É importante ressaltar que esse tipo de conversa deve apenas te dar uma ideia sobre a pessoa que está a sua frente. Algumas respostas diferentes do que você espera não significam que vocês vão se odiar se passarem a morar juntos. Saiba que para todos, é importante ser flexível quando se decide compartilhar o lar com alguém desconhecido. Dessa forma, você precisará se dobrar a alguns costumes alheios, assim como seus roommates também o precisarão fazer. Para manter a convivência agradável, o item mais importante e que nunca deve ser esquecido é o diálogo. Saiba se relacionar de forma respeitosa e transparente com seus roommates, que eles acabarão fazendo o mesmo. Afinal, mesmo que o candidato responda todas as perguntas de forma idêntica ao que você responderia se mostrando uma pessoa bastante parecida com você, isso não os livra de enfrentar problemas e desafios na relação como roommates. O que vai definir se vocês conseguirão conviver pacificamente por um longo tempo será a forma com que vocês enfrentam esses desafios.

E você, conte-nos mais sobre suas experiências dividindo moradia com outras pessoas. Quais métodos utilizou para encontrar pessoas com quem você se daria bem?

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário