Compartilhe:

Aluguei meu apartamento ou quarto, como fazer um contrato de aluguel informal? Esse tipo de contrato poderá evitar problemas? Entenda melhor:

Às vezes, o processo de alugar um espaço, seja um apartamento inteiro ou apenas um quarto, pode demorar um bom tempo. Encontrar a pessoa ideal e que esteja disposta a pagar um valor aceitável é difícil. E quando finalmente acontece, queremos estar seguros para qualquer imprevisto que possa vir a acontecer.

Não somos contra a recomendação de utilizar os serviços de um advogado ou imobiliária, mas queremos ajudar quem não sabe por onde começar ou não tem condições de formalizar um contrato.

Passo a passo para fazer um contrato de aluguel informal:

Primeiramente é importante entender a que se refere alguns termos comuns de contratos e a ordem em que devem ser colocadas para fazerem sentido:

 

  1. Partes: Um contrato sempre deve começar com a descrição das partes, sendo as mais comuns dos contratos de imóveis o Locador (dono do imóvel) e Locatário (indivíduo que irá alugar o espaço). É importante especificar nomes, documentos, nacionalidade, profissão e endereço. 
  2. Objetos: Essa é a parte mais simples. Após a descrição das partes, o objeto deve especificar que trata-se da locação de um imóvel, bem como os detalhes como endereço da construção e detalhes relevantes. 
  3. Utilização: Após o objeto, descreva qual será a utilidade da locação: residencial ou comercial e de que maneira poderá ser utilizado. 
  4. Devolução: Essa provavelmente é a parte mais importante. Caso você queira garantir que o locatário entregue o local como deixou ao sair, você deve especificar o prazo em que a locação termina e como ela deverá ser entregue. 
  5. Condomínio: Quando trata-se de prédios ou conjuntos habitacionais, é importante lembrar quem será responsável pelas taxas cobradas de habitação e o respeito às regras impostas pela comunidade. 
  6. Vistorias: Caso queira, de tempo em tempo, visitar o local para ver se está tudo bem também especifique essa condição em seu contrato.
  7. Seguro: Estabeleça as medidas que o locatário deve seguir para garantir o seguro em casos de incêndio ou acidentes. 
  8. Valores e reajustes: Outro ponto muito importante é deixar extremamente claro os valores cobrados e se haverá reajustes futuros. 
  9. Multas: Especifique também de forma simples as multas por atraso, infrações e cancelamentos de contrato. 
  10. Foro: Caso você queira, em eventuais problemas, levar a questão para o meio jurídico, lembre de informar um local próximo onde será discutido juridicamente.

 

Simples, né? Em apenas 10 passos você faz seu contrato informalmente mas com a devida importância e segurança. Pensamos em oferecer um modelo para nossos leitores, mas é importante você construir o contrato com os detalhes da sua locação, para evitar que ele seja desqualificado, ok?

E você, já alugou seu espaço para a pessoa ideal? Ou está procurando um espaço numa cidade nova? Seja qual for sua situação a WebQuarto é uma plataforma completa e segura para ajudar você a se conectar com seu próximo espaço.

Se também tiver interesse, leia este conteúdo:
O que avaliar na hora de escolher um apartamento para dividir

Escreva um comentário