Compartilhe:

Nosso senso comum costuma colocar cães e gatos como rivais, mas na prática não é e nem precisa ser assim, na verdade, eles podem se tornar grandes amigos se a introdução entre os dois for feita com bastante atenção e paciência. Fizemos esse post com algumas dicas para você que tem ou quer ter um cãozinho e um gato morando juntos. Confira!

Compreensão da personalidade dos pets

Uma das coisas mais importantes é ter compreensão a respeito da personalidade do seu gato e do seu cachorro para respeitar o espaço de cada um na hora da interação. Forçar a barra entre eles não adianta e não é saudável! Aliás, isso pode atrapalhar o processo de adaptação entre os dois. A intenção é que pouco a pouco eles abram mão de uma postura defensiva ou de estranhamento e que comecem a criar um vínculo de amizade!

Entendendo o espaço de cada um

Os gatos costumam ser mais territorialistas e possuem um comportamento mais independente, ao contrário de cachorros, que se dão bem em grupo e na maioria das vezes representam desejar/precisar de mais atenção. Sendo assim, o ideal é que a introdução seja feita gradualmente, com segurança e monitoramento. Deixe que se aproximem, mas mantenha o cachorro na guia para evitar acidentes. Comece com interações mais curtas, depois vá aumentando os períodos .De começo, é interessante que o gato tenha alguns cantinhos só dele na casa ou no apartamento, para que se esquive com tranquilidade e não se sinta acuado. No princípio, ele pode ficar um pouco mais desconfiado, enquanto o cachorro pode demonstrar mais curiosidade.

Organizando os pertences de cada um 

Para evitar possíveis ciúmes e disputas entre os pets, deixe as vasilhas de comida, os brinquedos e as caminhas se paradas nesse início de adaptação, vá os aproximando aos poucos.

Com o tempo você verá que eles podem se tornar grandes companheiros, esperamos ter ajudado com as nossas dicas! 

Escreva um comentário