Compartilhe:

Fim do ano chegou, e que tal aproveitar esse clima de renovação e boas energias para fazer uma limpeza e organização com aqueles itens que você guarda há anos e que na verdade você nem tem certeza se eles ainda têm alguma utilidade na sua vida.

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que guarda em casa sem qualquer necessidade? Agora pode ser o momento ideal para você aproveitar e fazer uma limpeza e uma organização na sua casa, e tirar aquelas coisas sem utilização e que só estão juntando poeira em um canto qualquer.

E para te ajudar, nós preparamos algumas dicas para facilitar esse processo!

Mas por que me livrar das minhas coisas?

Ocupa menos espaço físico

Não tem muito mistério: coisas ocupam espaço. Seja no seu armário, nas suas gavetas, embaixo da cama, na garagem ou naquele depósito onde todo mundo coloca suas tralhas: sempre há um espacinho a mais que pode ser aberto se você se desapegar do que não tem mais utilidade. Ter menos coisas dá sensação de amplitude e limpeza no local, sua casa vai parecer maior, mais organizada e limpa tendo menos coisas espalhadas por ela.

Limpeza mental

Coisas nos preocupam. Elas precisam ser movidas, elas pegam pó e precisam ser limpas com uma determinada frequência. Coisas também estragam e precisam ser conservadas. Elas ocupam um espaço de preocupação na sua vida que você poderia estar usando para se preocupar com você e com seu bem estar. Ou seja, quanto menos coisas você tiver, menos preocupações você terá.

Menos trabalho

Como já dito acima, as coisas demandam trabalho, elas precisam ser limpas e movidas. Caso você vá se mudar, quanto mais coisas tiver mais trabalho e stress terá.

Dinheiro parado

A maioria das tranqueiras que guardamos não têm muito valor monetário, mas algumas têm. Se você deixa algo guardado e não usa, tenha em mente que você está escolhendo deixar seu dinheiro parado. Escolhendo esquecer da existência desse dinheiro. Que tal vender as coisas que você tem e não usa e deixar esse dinheiro rendendo de alguma forma?

Mas por onde começar a organização?

É claro, principalmente para acumuladores, que se desfazer das coisas não é fácil. Sua mente sempre vai tentar te sabotar dizendo “mas pode ser que em algum momento eu precise disso”. Será mesmo? Não se deixe enganar pelas armadilhas da sua mente.

Há algumas perguntas básicas que devem ser feitas e que podem te ajudar na hora de decidir o que vai e o que fica.

1. Isso ainda funciona?

2. Tem algum valor sentimental? Eu preciso mesmo guardar isso, ou só uma foto já me traria a lembrança e o sentimento de nostalgia à tona?

3. Ocupa muito espaço?

4. Há realmente alguma utilidade?

5. Nesse ultimo ano, quantas vezes eu utilizei isso?

Coisas que geralmente não tem muita utilidade

Essas são algumas sugestões de coisas que você pode se livrar:

  • Eletrônicos e cabos antigos;
  • Revistas antigas;
  • Papéis de embrulho e alguns itens de papelaria;
  • Roupas e calçados que você não usa mais;
  • Itens quebrados ou rachados;
  • Itens de cozinha duplicados:
  • Remédios e cosméticos que passaram da validade;
  • Livros que não são tão importantes para você;
  • Material escolar ou antigos materiais da faculdade;
  • DVDs;

Por último e não menos importante: não reabasteça sua casa com coisas inúteis

Uma coisa óbvia mas que deve ser lembrada, de nada adianta você se livrar das coisas inúteis que tem em sua casa se você tem o hábito de obter mais delas. Aqui entra outra coisa em questão, você saber controlar seu consumismo e seu dinheiro. Sempre que sentir vontade de comprar algo novo, apenas porque achou legal, faça a você mesmo essas perguntas: vai ter utilidade real? Posso vender depois e recuperar um pouco do dinheiro? Estou comprando por impulso? Já tenho algo com utilidade semelhante?

Tente sempre focalizar as suas compras para coisas realmente úteis, que você realmente esteja precisando ou que vá usar muito. Consuma de forma consciente e leve uma vida mais leve e tranquila.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis, e que você tenha um ano novo mais tranquilo e repleto de leveza e paz.

Escreva um comentário