Compartilhe:

Todo mundo sabe que o Halloween é uma festa bem tradicional americana, mas com o passar do tempo a festa se popularizou em outros países, inclusive aqui no Brasil. Mas você sabe qual é a origem do Halloween? Confira nesse post!

Origem do Halloween

Estudos realizados por historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um famoso festival praticado pelos celtas. Os celtas habitavam as Ilhas Britânicas e que praticavam uma religião pagã séculos antes do cristianismo adentrar na região. Esse festival, conhecido como Samhain, era dedicado aos mortos, mas também era uma passagem de ano.

O Samhain era realizado todos os anos entre 31 de outubro e 1º de novembro e era um dos períodos mais importantes do calendário do povo celta. O festival também celebrava a passagem do verão para a o inverno, que na região onde eles habitavam era bem rígido, era o período de colheita dos celtas.

Esse festival, além de ser uma passagem de ano e um marco da aproximação do inverno, tinha uma conotação sobrenatural. Os celtas acreditavam que, na época do Samhain, as barreiras existentes entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixavam de existir. Sendo assim, os mortos do último ano peregrinariam pela terra antes de irem para o seu destino final.

Os povo celta, então, enchiam suas vilas com fogueiras e lanternas como forma de iluminar o caminho para que os mortos pudessem encontrar seu destino. As luzes também visavam manter afastados os maus espíritos que pudessem querer fazer algum mal a quem estivesse vivo. Uma grande festa era realizada como forma de homenagear tanto os seus mortos como também para celebrar as colheitas que os sustentariam durante todo o inverno.

Como surgiu o Halloween?

Ocorreu por meio da fusão de elementos da cultura pagã dos celtas com elementos introduzidos pelos cristãos quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas. Diretamente, as práticas eram pagãs, mas os cristãos contribuíram para impregná-las em sua tradição popular. Isso possibilitou que a festa, como a conhecemos atualmente, surgisse. Essa fusão, muito provavelmente, ocorreu em algum momento entre os séculos XIV e XVIII.

Originalmente, a Igreja possuía uma festa conhecida como Dia de Todos os Santos, que era comemorada em maio, tendo sido instituída nessa data por conta de uma festa romana chamada Lemúria, que era realizada para afastar espíritos malignos. No século VIII, o papa Gregório III decidiu transferi-la para 1º de novembro, e o papa Gregório IV oficializou essa data para toda a Igreja.

Os estudiosos não sabem se essa transferência para 1º de novembro aconteceu como uma estratégia da Igreja para combater a influência do Samhain. Independente disso, a instituição da All Saints’ Day, como a festa é conhecida em inglês, contribuiu para fortalecer nas Ilhas Britânicas as datas 31 de outubro, 1º de novembro e 2 de novembro, como um momento de celebração e respeito aos mortos.

Em 1º de novembro, passou a ser comemorado o All Saints’ Day, o Dia de Todos os Santos, e no dia 2 de novembro, instituiu-se o All Souls’ Day, um dia reservado para oração pelas almas dos mortos que se encontravam no purgatório. Em meio a essas celebrações, o dia 31 de outubro acabou transformando-se no All Hallows’ Eve ou véspera do Dia de Todos os Santos.

A transferência de uma festa cristã para uma data em que tradicionalmente celebrava-se uma festa pagã fez com que elementos desta fossem transferidos para aquela. Sendo assim, os cristãos passaram a usar fogueiras para afastar “práticas demoníacas” e crianças começaram a ir de casa em casa realizando orações pelas almas dos que estavam no purgatório. Em troca, essas crianças recebiam um bolo chamado soul cake.

Como o Halloween se tornou uma festa tradicional americana?

Foi por volta de 1845, durante o período que ficou conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto suas histórias e tradições.

Sendo assim as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso.

Críticas sobre a comemoração no Brasil

Surgiram algumas críticas à implementação de uma festa de cultura americana e britânica no Brasil, então houve uma movimentação política que transformou o 31 de outubro no Dia do Saci. Isso foi uma forma de fazer a cultura brasileira, representada pelo nosso folclore, ser também valorizada.

E aí gostou de saber como surgiu o Halloween? Esperamos que você tenha se divertido com essas curiosidades!

Escreva um comentário