Compartilhe:

Se você é um apreciador de um bom vinho ou, mesmo que não goste muito da bebida, mas adora mergulhar em uma viagem cultural, esse post é pra você. Separamos aqui as melhores vinícolas para você conhecer no Brasil.

Muito mais do que produtores de vinho e plantações de uvas, as vinícolas são um verdadeiro laboratório natural em busca da melhor bebida possível.

Confira!

Família Geisse – Pinto Bandeira (RS) 

Começamos por um vinícola localizada na Serra Gaúcha, mais precisamente em Pinto Bandeira. A vinícola da Família Geisse inovou no modo de plantio da uva, com a  implantação do sistema de espaldeira.

O segredo da qualidade de seus vinhos? As uvas são plantadas em apenas 36 hectares, menos da metade da propriedade da família, mas são plantadas no melhor solo por lá encontrado.

E toda a produção pode ser visitada, os passeios podem ser feitos em carros 4×4 ou por caminhadas. Mas você também pode visitar a propriedade apenas para degustar seus vinhos.

Vinícola Miolo – Vale dos Vinhedos (RS)

Pertencente ao maior exportador de vinhos do Brasil, a vinícola Miolo também fica localizada na Serra Gaúcha.

Sua produção chega a 800 litros por ano, produzidos em 100 hectares de terra.

Você pode agendar uma visita guiada  e conhecer todo o processo de produção de seus vinhos. Além de conhecer os vinhedos, na visita guiada você ainda conhecerá a fábrica e poderá degustar dos melhores vinhos produzidos ali.

Casa Valduga – Vale dos Vinhedos (RS) 

Também encontrada na Serra Gaúcha, a tradição da Casa Valduga existe a mais de 140 anos. Criada e mantida pela Família Valduga, com o passar dos anos a vinícola investiu em enoturismo e abriu as portas para os amantes de um bom vinho conhecerem mais de sua produção.

A Casa Valduga conta ainda com restaurante e algumas pousadas, caso você queira aproveitar mais tempo por lá.

Se você é um amante de vinho, essa é uma vinícola que não pode ficar de fora do seu roteiro, a qualidade dos vinhos da Casa Valduga é reconhecida tanto no Brasil quanto em inúmeros países.

Peterlongo – Garibaldi (RS) 

Mais uma famosa vinícola localizada na Serra Gaúcha. A vinícola Peterlongo possui mais de 100 anos de tradição, na fabricação de vinhos e espumantes.

O tour por essa vinícola é muito agradável, para começar sua construção é semelhante a um lindo castelo. Durante o tour você vai passar pelos vinhedos, por um museu, vai atravessar o túnel histórico e terminarpa com a degustação dos vinhos.

Salton – Vale do Rio das Antas (RS)

Uma das vinícolas mais antigas do Brasil, localizada no Vale do Rio das Antas, a Salton é muito mais do que uma vinícola, é um complexo enoturístico idealizado para encantar todos que passam por ali.

Logo de cara você já irá se impressionar com o majestoso prédio principal e os lindos jardins ao seu entorno.

A Salton oferece tour tradiconal por todas as suas intalações.

Vinícola Rio Sol – Lagoa Grande (PE) 

Essa vinícola é um tanto quanto especial, aqui já foram produzidos vinhos e espumantes, premiados tanto nacional como internacionalmente.

Localizada na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, a vinícola conta com 120 hectares de área plantada de diversos tipos de uvas e com uma produção de 2 milhões de uvas por anos.

Em um passeio pra lá de interessante, o local oferta diferentes tipos de passeios, há o tradicional, que é uma visita por toda a fazenda, incluindo a fábrica de bebidas; há o passeios pôr do sol, para ver o espetáculo natural no Rio São Francisco; a Rota dos Vinhos, de Petrolina a Rio Sol; Turismo Pedagógico, para quem quer conhecer mais sobre os vinhos; e o Almoço na Rio Sol, com deliciosos pratos regados a muito vinho.

Vinícola Terrassos – Amparo (SP)

Localizada na Serra da Mantiqueira, na cidade de Amparo, esse é um passeio mais que especial por um lugar que produz vinhos especiais.

A altitude elevada da região e o clima mais ameno, possibilidade à vinícola, fazer duas safras por ano.

O tour por essa vinícola dura em média 50 minutos, nesse passeio você vai conhcer a história dos vinhedos, as espécies ali cultivadas, bem como todo o processo da produção das bebidas.

Ademias, nessa visita incrível você terá a oportunidade de degustar sete tipos de vinhos: Moscatel Branco Demi Sec, Máximo Tinto Seco, Máximo Tinto Demi Sec, Máximo Tinto Suave, Tinto Syrah 2015, Tinto 4 Estações Syrah/Máximo 2015 e Tinto 4 Estações Syrah 2016.

Um passeio pra lá de especial, não é mesmo?

Vinícola Guaspari – Espírito Santo do Pinhal (SP)

Antes de ser uma vinícola, era uma fazenda produtora de café. Depois de transformada em uma grande produtora de vinhos, recebeu reconhecimento tanto nacional quanto internacional.

Na visita guiada pela fazenda, você vai poder apreciar todo o processo de cultivo e colheita e produção dos vinhos. Ao final do tour, os visitantes são convidados a degustar quatro tipos de vinhos – dois da linha Vale da Pedra e dois da linha Vista.

Vinícola Thera – Bom Retiro (SC)

As visitas à vinícola Thera é guiada por um sommelier, e após o término do tour você irá para a degustação de quatro tipos de vinhos Thera.

Se você quiser estender um pouco mais da sua visita, e aproveitar mais dos encantos da fazenda e da vinícola, no local há uma bela pousada.

Vinícola Terranova – Vale do São Francisco (BA)

A Vinícola Terranova faz parte do maior exportador de vinhos do Brasil, o Miolo Wine Group.

Os vinhedos da propriedade são regados com as águas do Rio São Francisco e há duas colheitas por ano.

Se você quiser conhecer um pouco mais da história do local e a produção dos vinhos, a Vinícola Terranova oferece um passeio encantador por todas as suas instalações, desde os vinhedos até a produção dos vinhos.

Essas foram apenas algumas das incríveis vinícolas do nosso país, esperamos que você tenha gostado e aproveite ao máximo seu passeio! 

Escreva um comentário