Compartilhe:

pólos universitários no Brasil

Chega o momento de fazer vestibular e uma das grandes dúvidas de boa parte dos brasileiros é: em que cidade estudar? Muitos optam por ficar perto de casa. Outros preferem escolher a universidade mais adequada ao curso de graduação que pretende fazer. Há também quem queira ficar longe de casa. Não importa o motivo que fará você escolher a sua universidade, você precisa conhecer os grandes polos universitários brasileiros, as cidades que possuem maior procura por moradias compartilhadas e repúblicas e que têm mais opções de universidades. Confira algumas cidades do Brasil que se encaixam neste conceito.

São Paulo

A maior cidade do Brasil com certeza também é o maior polo universitário do país. Com dezenas de universidades à disposição, São Paulo reúne ótimas bibliotecas, centros de estudo e muitas opções de estágio e trainees para quem está começando ou terminando a graduação. Entre as ótimas opções de faculdades está a USP, melhor universidade brasileira e uma das principais no mundo todo.

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa também reúne várias opções de faculdades para quem quer começar a vida acadêmica. As duas maiores universidades são a do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta última é considerada uma das grandes universidades no tocante ao ensino e pesquisa, destacando-se nacional e mundialmente.

Belo Horizonte

A capital de Minas Gerais é uma cidade grande, mas que é mais tranquila do que Rio de Janeiro e São Paulo. Tem várias opções de lazer e ótimas universidades, sendo que o destaque é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que possui alguns dos melhores cursos do país. Apesar de sair de Belo Horizonte, é importante destacar que o estado de Minas Gerais ainda tem outros polos universitários, como Ouro Preto e Viçosa.

Campinas

Pertinho de São Paulo, Campinas tem tudo o que uma metrópole precisa, sem aquela correria e caos da capital paulista. Como tem a Unicamp, Campinas destaca-se entre as melhores cidades brasileiras para estudar, sendo muito procurada pelos estudantes de todo o Brasil que querem entrar na faculdade.

Florianópolis

A mais calma das capitais do Sul do Brasil, Florianópolis tem alguns centros universitários menores e a grande Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), referência em ensino, pesquisa e extensão. Com cursos de graduação, mestrado, doutorado e especializações, a UFSC é centro de excelência em várias áreas de ensino e sempre desponta entre as principais universidades do país. Além disso, Florianópolis é conhecida por suas 42 praias e pelas baladas e barzinhos. É um dos polos universitários mais baratos para se morar, com várias opções de moradia a custo bem bacana.

Brasília

Capital do Brasil, Brasília é uma ótima opção de cidade para estudar, especialmente se você está pensando em cursar Direito, Relações Internacionais e outros cursos correlatos. Por estar no centro da política brasileira, a Universidade de Brasília (UnB) oferece uma altíssima qualidade de ensino, além de oferecer aos estudantes a possibilidade de começarem a sua carreira facilmente.

Porto Alegre

Outra representante do Sul, Porto Alegre é uma cidade agitada e cheia de barzinhos. Mas no tocante ao ensino, a UFRGS também se destaca. A universidade está no ranking das melhores e oferece diversas opções de cursos a quem decide fazer o vestibular. Porto Alegre também tem muitas opções de moradia e o transporte público é de fácil acesso.

Ainda existem outras universidades e polos universitários que você pode escolher. Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tem a UFSM; São Carlos, em São Paulo, tem a UFSCar; Curitiba, no Paraná, tem a UFPR. Ou seja, existem muitos polos universitários para você escolher. Opte por aquele que for melhor para você e faça uma ótima graduação.

 

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário