Compartilhe:

Demoramos muito tempo para conquistar nosso espaço, moldar nossa personalidade e fazer grandes amigos. Moramos quase a vida toda no mesmo lugar e acabamos nos acostumando com a cidade, as pessoas, o trabalho, etc.

Mas quando uma mudança nos pega de surpresa, começamos a nos questionar se vamos gostar da minha nova cidade, se vamos nos adaptar, se não vamos nos sentir sozinhos, se tudo não vai ser um grande erro. Por isso é preciso manter a calma e a ansiedade e ter em mente que o começo será difícil, mas não impossível.

Conheça sua nova cidade

Antes mesmo de se mudar você pode conhecer um pouco de sua cidade, para isso basta acessar o site da prefeitura do local onde irá morar e saber informações básicas, como por exemplo, quais as características da cidade, se é um bom lugar para morar, pontos turísticos, qual a principal fonte de renda, entre outras.

Munido de algumas informações como a rua em que irá morar e seu trabalho você pode também conhecer como se locomover na cidade e qual será sua qualidade de vida. Outra boa dica é procurar um site de notícias da região e dar uma olhada por cima das principais manchetes da cidade.

Faça também uma pesquisa on-line de bares, baladas e barzinhos ou, até mesmo, quais os locais mais frequentados por pessoas da sua idade. Nesse quesito você também pode procurar coisas que sejam mais a sua cara, por exemplo, se você gosta de rock, procure pubs, bares e até baladas que toquem o estilo. Se atente com a vida cultural de sua nova cidade e saiba que ali você poderá se divertir e fazer novos amigos que tenham algo em comum com você.

Fique aberto para todas as possibilidades

Se adaptar a um novo local não é fácil, principalmente quando nos damos conta que essa mudança foi repentina e sem que, necessariamente, queiramos que tenha acontecido. Por isso, saiba que não vale a pena ficar na defensiva, procure ver o lado bom das coisas e se mantenha aberto para o que vai encontrar em sua nova cidade. Muitas vezes ficamos tão ligados ao passado que não nos damos conta de que nosso presente está passando sem que consigamos aproveitar tudo o que ele vem nos oferecendo.

Conheça também os pontos turísticos da cidade e entre em uma comunidade on-line do local, lá você pode tirar suas dúvidas, conhecer gente nova e ter uma pequena perspectiva do que lhe espera, sabendo assim se sua adaptação será fácil ou difícil.

Olhe também a agenda cultura, saiba as peças, shows e eventos que a cidade recebe e saiba se você se encaixa em alguns deles, isso já lhe dará uma certa vantagem, já que terá perspectiva de aproveitar um pouco do seu novo lar.

O mais importante é que você conheça o básico da nova cidade, saiba se locomover e tenha paciência, afinal toda a mudança leva um pouco de tempo até se acalmar e ansiedade em excesso só fará com que você fique ainda mais frustrado. Por isso tenha paciência e vá em busca de algo que lhe satisfaça, nem que seja uma academia, aulas de dança ou um tempo para passear.

Escreva um comentário