Compartilhe:

Quem vai dividir um apartamento ou uma casa, seja com um amigo, colega ou até mesmo um desconhecido (situação essa muito comum de ocorrer com quem vai estudar em uma nova cidade, por exemplo), deve estar ciente que a limpeza e a organização de uma casa devem acontecer no mínimo uma vez na semana e o mais justo é dividir essas tarefas.

Há ainda a questão de mercado, que também deve ser colocada em acordo. Listamos neste post algumas sugestões de Como dividir as tarefas com o seu colega, a fim de evitar perrengues e mal entendidos.

Dicas para dividir a limpeza com seu colega

Dividir como será a organização e a limpeza do apartamento/casa é indispensável. É super desagradável ter que fazer tudo sozinho enquanto os outros não fazem nada, ou fazem até mais bagunça enquanto você está tentando manter tudo organizado. Essa divisão de tarefas é primordial para manter a paz e evitar intrigas e mal entendidos entre os moradores.

Mas afinal, como essa divisão pode ser feita?

Vocês podem dividir a organização e a limpeza semana/quinzena ou até mesmo mensalmente, também há a opção de dividirem por cômodos, e revezarem esses cômodos como acharem melhor, a maioria das pessoas optam por seus quartos ficarem sob sua única e exclusiva responsabilidade, ou seja, nesse cômodo a pessoa tem livre escolha, de manter organizado, bagunçado, ou como ela quiser.

E se optarmos por contratar uma faxineira?

Essa também é uma opção, se decidirem por contratar uma faxineira, só terão que decidir a frequência das limpezas, as atividades que ela realizará e a divisão do pagamento. E algo importante de ser lembrado, manter a organização e a manutenção da faxina é dever de todos da casa.

Mas e a louça?

Sabemos que louça é algo que suja todos os dias, alguns dias em maior quantidade, outros em menor, mas ela sempre está presente, vocês podem optar por cada um lavar o que sujar, revezam os dias, ou até mesmo as semanas. E vale ressaltar que é importante estipular por exemplo se a louça deve ser lavada assim que usada ou se pode esperar.

Sobre retirar o lixo

Uma tarefa considerada por muitos bem desagradável é o lixo. Assim como as outras tarefas, essa vocês também podem dividir, um mês de cada, uma semana de cada. ou como acharem melhor.

Roupa suja

O que é viável seria tudo ser lavado junto, para evitar assim o desperdício de água e ajudar a reduzir custos. Assim como as outras tarefas citadas, basta vocês acharem a melhor opção de divisão. Caso decidam não lavar as roupas pessoais juntas, devem lembrar que tem as toalhas, tapetes, panos de prato. E é claro que vocês podem também dividir os produtos de limpeza.

Em relação a animais de estimação

É difícil quem não goste de animais, mas infelizmente existe, e isso pode ser um empecilho para você morar com seu bichinho. Há ainda a questão da limpeza, normalmente essa fica a cargo totalmente do dono, entretanto, na ausência desse alguém terá que fazer.

Mercado

Há basicamente duas possibilidades: ou vocês dividem o mercado e tudo é de todo mundo, ou cada um faz sua compra separadamente. Os bens duráveis (sal, azeite, açúcar) e produtos de limpeza podem ser compartilhados por todo mundo. Em relação a geladeira e armários cada um fica com um lado ou uma prateleira.

Obviamente esses pontos podem ser alterados com o passar do tempo, mas o importante é a comunicação e responsabilidade de ambos moradores, para manter um ambiente em harmonia e sem intrigas.

Escreva um comentário