Compartilhe:

Para você que mora em apartamento e queria muito ter sua própria hortinha saiba que espaço não é problema. As plantas cabem em qualquer cantinho e são perfeitas para os apaixonados por temperos e hortaliças e querem ter sempre a mão. Além de que levar um pouquinho de verde para dentro de casa traz aquele charme e também frescor para o ambiente.

Ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que você imagina, além de muito prazeroso e saudável. Existem diversas maneiras e alternativas para cultivar plantas em espaços reduzidos.

Confira nossas dicas!

Mas como fazer minha horta morando em apartamento?

Primeiramente o ideal é escolher um local que tenha sol por aproximadamente 6 horas ao dia, se seu apartamento tiver sacada você pode aproveitar a parede e fazer aquelas famosas hortinhas invertidas, caso não tenha sacada no seu apartamento você pode escolher um local próxima da janela, onde pegue sol, se tiver um local na cozinha perfeito!

O que plantar?

TEMPERINHOS

Hortelã: exige um vaso maior e não é recomendado para ser colocado em recipientes compartilhados porque suas raízes ocupam mais área do que outras ervas.

Salsinha: se desenvolve melhor sozinha em um vaso já que tem raízes mais profundas do que os outros temperos.

Cebolinha: sempre tire as os talos pela base ao colher, nunca pela metade.

Manjericão: sabia que é possível usar um raminho de manjericão que você comprou para plantá-lo em um vaso? É só tirar as folhas deixando umas 3 no alto do ramo, cortar o final do raminho na diagonal e e colocar a metade dele imersa na terra.

Alecrim: na hora de colher, retire sempre metade ou menos do raminho. Isso é importante para dar continuidade ao crescimento dele.

Orégano: Esse temperinho fresco é tão bom quanto a versão desidratada e pega com facilidade.

Tomilho: fica ótimo em vasos e se adapta bem até nos mais pequenos.

Sálvia: Bastante usada em molhos. Vale a pena ter em casa.

Pimenta: dedo-de-moça, biquinho, tabasco são as mais populares para se cultivar em mini-hortas.

FRUTAS

Tomatinho cereja: você pode usar os tomatinhos que tem na geladeira para fazer as mudas. Quando as sementes estiverem com brotos, coloque-as em vasos maiores e, a medida em que o tomateiro for crescendo, coloque estacas para otimizar o espaço.

Morango: O ideal é plantá-los com as sementes já prontas e usar uma terra de boa qualidade. O vaso deve estar suspenso para os morangos crescerem em cascata.

Amora: por crescer de forma parecida com o morango e ter boa adaptação, também pode estar em um vaso na sua horta em apartamento.

HORTALIÇAS

Couve: suas variedades são bem fáceis de cultivar, especialmente a couve-manteiga.

Alface: existem versões menores, que cabem em qualquer vasinho.

Espinafre: se desenvolve melhor no tempo do frio.

Agrião: também é uma boa opção e de fácil cultivo.

Beterraba: a principal vantagem em cultivá-la é que além da raíz, as folhas também podem ser usadas na alimentação.

Cenoura: assim como a beterraba, pode ter as ramas usadas enquanto cresce debaixo da terra.

Rabanete: cresce rápido e em 25 dias pode ser colhido. Mas ao tirá-los do vaso, você precisará repetir o processo de plantio das sementes.

E quais são os cuidados que preciso ter com a horta?

  • Exposição ao sol: 4 horas diárias de luz solar;
  • adubação: tente trocar a cada 2 semanas;
  • poda: é preciso reduzir o tamanho dos ramos cortando sempre rente a uma gema (a linha onde crescem as folhas) e também retirar as flores dos temperos, como é o caso do manjericão;
  • água: tente deixar sempre a terra úmida, regue suas plantinhas na parte da manhã e a tarde.

E aí gostou das nossas dicas? Que tal começar a preparar a sua hortinha? Ou você ainda está procurando o tão sonhado apartamento? Se estiver a procura de um novo local para morar saiba que a WebQuarto é uma plataforma completa para te ajudar a se conectar com seu próximo espaço. 

Escreva um comentário