Compartilhe:

como decorar quarto em apartamento alugado

 

Sempre fica a dúvida, vale a pena investir para decorar um quarto em um apartamento alugado? Alugar quarto é uma ideia muito interessante, já que essa ação oferece mais praticidade no dia a dia e demanda custos bem menores que o da compra de um imóvel ou aluguel de um imóvel inteiro. 

Afinal, quando você só aluga, não precisa cuidar da manutenção do local ou investir uma quantidade muito alta de dinheiro na obtenção do apartamento. Por isso, diversas pessoas preferem essa opção.

Mas, uma dúvida que muitos têm em relação ao apartamento alugado é: como decorar um quarto nesse imóvel? Se você está procurando um espaço ou se mudou recentemente, com certeza já pensou nisso.

Por isso, vamos listar aqui 7 dicas para você saber como decorar um quarto em um apartamento alugado. Continue lendo o post para descobrir como deixar o seu cantinho com a sua cara!

Não faça móveis planejados

Quando pensamos em dar a nossa cara para um ambiente, temos várias ideias e é normal querer que o espaço fique o mais parecido possível com o que imaginamos.

Para que seu quarto fique exatamente do jeito que você quer, é claro que fazer móveis planejados seria uma ótima ideia. Porém, não é indicado fazer esse tipo de móvel para apartamentos alugados, porque pode ser que você mude de endereço no futuro.

E os móveis planejados podem não combinar com o seu próximo lar ou, pior, podem não caber em seu futuro quarto. Nesses cenários, o que você vai fazer com esses móveis? Vender, doar, tentar negociar com o proprietário para que ele fique com as peças?

Para economizar dinheiro e não ter esse tipo de dor de cabeça, o melhor é comprar móveis prontos e em tamanhos padrões.

Escolha um estilo para seu quarto

Na hora em que estiver planejando a decoração do seu quarto, também é bacana pensar em um estilo para ele. Assim, todos os itens do ambiente vão combinar uns com os outros, o quarto vai ficar mais organizado e bonito.

Alguns estilos que você pode adotar em seu quarto são, por exemplo, o minimalista, industrial ou boho. O primeiro é caracterizado por cores neutras e o uso apenas de objetos essenciais.

Já o industrial tem uma pegada mais crua, que é representada pelas paredes de cimento queimado ou tijolos aparentes e pelo uso de vários itens de metal. O boho faz referência à palavra inglesa “bohemian”, que é uma vida livre e cigana.

Na decoração, o estilo boho é representado por meio de uma mistura de estilos, como o romântico, vintage, hippie e até country. Essa combinação cria um lugar cheio de cores, texturas e peças bem charmosas.

Pinte as paredes

Cores podem transformar a aparência e o estilo de um ambiente. Então, por que não pintar as paredes ou o teto de seu quarto com um tom que dá a característica que você deseja para seu quarto? A pintura pode ajudar a dar um ar romântico, por exemplo, ou até boho para seu cantinho.

Sabemos que a pintura é um tema polêmico em apartamentos alugados, porque os inquilinos têm que devolver o local da mesma forma que alugaram. Mas, mesmo quando as pessoas não mudam a cor das paredes, geralmente elas passam mais uma mão de tinta branca no local para garantir que a pintura está nova.

Então, esse trabalho normalmente é feito independente das mudanças de tons. Além disso, existem formas de deixar essa alteração mais simples. Você pode pintar somente um lado do cômodo ou uma faixa nas paredes. Assim, a pintura das paredes na entrega do imóvel não vai ser tão trabalhosa.

Outro conselho importante aqui: cores escuras exigem mais demãos de tinta para que as paredes voltem à cor branca (caso essa seja a original de seu quarto). Então, pense nisso antes de escolher os tons de seu espaço.

Capriche na escolha de roupas de cama

A cama é um móvel que chama bastante atenção no quarto, por isso, você precisa caprichar em sua decoração! Use roupas de cama bonitas e que combinem com o estilo que você escolheu para o ambiente.

Lembre-se ainda de sempre deixar a cama arrumada e de colocar almofadas no móvel para que ele fique mais charmoso.

Tenha plantas

Plantas na decoração são excelentes, porque elas trazem cor e um pouquinho da natureza para o seu quarto. Além disso, elas não geram nenhum trabalho extra para você na hora de entregar o apartamento, já que basta pegá-las e levá-las para o seu próximo endereço.

As plantas naturais ajudam ainda a purificar o ar do ambiente, mas se você não tiver muito tempo em seu cotidiano, pode escolher exemplares artificiais apenas para enfeitar seu quarto.

Use quadros sem furar a parede

Furar a parede dá trabalho em apartamentos alugados e, dependendo do contrato de aluguel, pode até ser proibido. Mesmo que não seja, você vai ter que tampar os furos quando entregar o imóvel.

Mas, você não pode negar que quadros fazem toda a diferença para decorar um quarto. Sendo assim, você pode pendurá-los com fitas adesivas dupla face. Ganchos autoadesivos também são otimos para não precisar furar a parede e nem abrir mão desses objetos.

Mais uma opção interessante é colocar os quadros em cima de sua cabeceira, dependendo do modelo, de um aparador ou uma prateleira. Assim, não é necessário grudar nada na parede e a decoração fica bem elegante.

Melhore a iluminação

Uma boa iluminação melhora bastante a cara de seu quarto, mas como mexer nessa característica em um apartamento alugado? Realmente, como o imóvel não é seu, você não pode fazer uma transformação muito grande na iluminação.

Porém, você é capaz de colocar luminárias ou abajures de piso, mesa, parede ou teto. A adição de um desses objetos melhora a luz no espaço e, ainda, deixa sua decoração mais atraente!

Resumindo: não tem desculpa para não decorar um quarto em um apartamento alugado! Essas 8 dicas são bem valiosas, então anote-as e reveja nossos conselhos sempre que necessário durante seu planejamento.

Ainda, tenha sempre em mente que você pode seguir apenas aquelas dicas que mais combinam com o seu gosto. Sempre é válido adaptá-las de acordo com suas preferências e contexto. 

Caso você queira pintar uma forma geométrica em sua parede em vez de uma faixa, por exemplo, faça isso. Dessa forma, o seu quarto vai ficar verdadeiramente com a sua cara.

Decorar quarto em um apartamento alugado é uma atividade bem divertida. Lembre-se também de relaxar e aproveitar esse momento importante em sua vida. E, para conferir mais dicas para o seu cantinho, confira mais posts em nosso blog!

Escreva um comentário