Compartilhe:

Que tal gerar uma rendinha extra todo fim dos mês? Você pode usar sua própria casa ou apartamento para isso. Se você tem um quarto extra que tal alugar por um tempo? Confira algumas dicas!

Será que vale mesmo a pena alugar um quarto na minha casa?

Em tempos de crise um dinheirinho extra é sempre bem vindo, se você tem um quarto sobrando em casa por que não alugar pra alguém? Talvez apenas por uns meses. Mas saiba muito bem quem você vai colocar dentro de casa, a escolha deve ser feita minuciosamente.

Como escolher a pessoa?

Esteja atento em quem você vai colocar dentro da sua casa, antes de aceitar qualquer proposta marque mais de um encontro com a pessoa, peça telefone de conhecidos e ligue para se certificar de que é alguém de confiança.

Esteja por dentro das leis

Leia bastante sobre a lei do inquilinato, para ficar por dentro dos direitos e deveres, é claro que não será levada à risca, pois como você está alugando apenas um quarto algumas coisas serão diferentes, como por exemplo, caso o chuveiro ou a piá da cozinha estrague vocês vão rachar a conta do concerto, caso alguma coisa estrague no quarto do inquilino, ficará por conta dele o concerto.

Crie um contrato

O contrato é um documento legal que define por exemplo por quanto tempo o inquilino irá ficar. É importante ter um contrato legal para evitar possíveis perrengues.

Antes de alugar deixe bem claro as regras da casa

Faça uma lista com todas as regras da casa a serem seguidas. Isso é importante para que o locatário esteja ciente do que você espera dele. Ele deve assinar o documento deixando claro que compreende quais são as regras e que está disposto a segui-las. Anexe essa lista ao contrato.

Defina o valor que será cobrado

Você poderá escolher cobrar o aluguel semanalmente, mensalmente, mas e quanto ao valor? Como posso saber quanto cobrar? Pesquise qual o valor médio de aluguel de um cômodo na sua região, se mora perto de algum local importante da cidade, como por exemplo uma faculdade, o valor poderá ser um pouco mais alto. Também é importante levar em consideração o tamanho da casa, quantas pessoas residem nela e esse tipo de coisa.

Esperamos que você tenha gostado do post, que tenha sido útil, e saiba que a WebQuarto é a plataforma completa para te ajudar a se conectar com seu próximo espaço ou com outras pessoas.

1 Comment

Escreva um comentário