Compartilhe:

Passar no tão sonhado vestibular, ver que ser esforço valeu a pena e que você está mais próximo de seus sonhos é a melhor sensação que um estudante pode sentir. Muita gente presta vestibular em cidades distintas e se mudar é uma realidade muito comum para estudantes. Além da faculdade, a mudança é também um desafio, foi pensando nisso que separamos algumas dicas para estudantes que vão morar em uma nova cidade. Confira!

Obtenha o máximo de informações sobre sua nova cidade

O ideal é que antes mesmo de passar no vestibular você pesquise bastante sobre as cidades onde pretende prestar as provas, caso ainda não tenha pesquisado muito sobre corre para as pesquisas, se possível além de utilizar a internet como meios de pesquisa, tente fazer contato com algum veterano e descubra tudo que você puder. Na sua pesquisa devem estar incluso quais são os melhores bairros para morar, os bairros perigosos que você deve evitar, o preço médio dos alugueis, localização de hospitais, farmácias, mercados, delegacias e tudo que você achar necessário. É interessante também você pesquisar sobre o clima da sua nova cidade, se faz muito frio, muito calor, se as chuvas são constantes, para você já ir preparado.

Como decidir onde morar?

O primeiro passo é você decidir o tipo de moradia, vai morar em uma república? Dividir um apartamento? Ou você tem condições de morar sozinho? Essa é uma decisão muito importante e que deve ser tomada depois de muitos cálculos. Lembre-se que morar sozinho não é algo barato, ainda mais se você vai estudar em uma faculdade privada, ao longo do curso muitos outros gastos surgem, esteja atento a tudo isso na hora de decidir. Antes de você alugar um lugar, visita toda a região para conseguir entender por quais ruas você vai passar, quais são os pontos de comércio que você tem próximo do seu local, se possível escolha um local onde tenha supermercado e farmácias por perto, isso poupa seu tempo.

Conheça o caminho até a universidade

Como você está em uma nova cidade, de início você pode se sentir um pouco perdido, por isso é imporante antes de se mudar e antes de iniciar as aulas você conhecer os caminhos até a universidade, afinal, você não quer chegar atrasado no seu primeiro dia de aula não é mesmo? Se você vai precisar pegar ônibus ou metrô, conheça bem as linhas e pontos de ônibus, isso ajuda a evitar futuros estresses.

O que eu preciso ter em casa?

Isso depende onde você irá morar, se for possível tente alugar um local que seja mobiliado ou semi mobiliado, isso diminuí  e muito seus  gastos, caso você de sorte e consiga um local mobiliado, só vai precisar levar seus pertences pessoais e utensílios de cozinha quem sabe. Aí entra a vantagem de compartilhar aluguel com alguém, caso você consiga um local semi mobiliado vai ficar muito mais barato, afinal, vocês vão poder dividir as despesas com os móveis que faltarem.

Não esqueça do autocuidado

Mudar de cidade as vezes pode ser um grande desafio, além de morar em um local novo, onde muitas vezes você não conhece ninguém, ainda tem a pressão da faculdade. Reserve sempre um tempo para cuidar de você e da sua saúde mental. Reserve um tempinho todos os dias para fazer algo que você gosta, seja ler um livro ou ver um episódio de uma série, e tente se aproximar das pessoas, você pode se surpreender e fazer amigos para a vida toda. Ah, e não deixe sua saúde física de lado, nada de ficar comendo apenas fast food e refrigerante, tente manter uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios.

 

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você tenha muito sucesso nessa nova fase da sua vida. E saiba que se estiver procurando um espaço ou alguém para dividir apartamento, a WebQuarto é uma plataforma completa e segura para ajudar você a se conectar com seu próximo espaço e com outras pessoas.

Escreva um comentário