Compartilhe:

Mudar de apartamento ou casa é uma tarefa que, sem o devido planejamento, pode gerar muita dor de cabeça. Mas calma, separamos nesse post as melhores dicas para você se organizar e planejar sua mudança sem perrengues. Confira!

Categorize as caixas de mudança por cômodos

Categorizar os objetos por ambiente pode facilitar e muito a organização no novo lar. Para isso, coloque o nome do cômodo de destino nas caixas e liste o que consta em cada uma, colando essa relação sobre a sua superfície. Assim na hora de organizar fica muito fácil, você já sabe em qual caixa está cada coisa.

Que tal praticar o desapego?

Aproveite a mudança para avaliar o que tem utilidade, deixando para trás os itens desnecessários. Deve-se levar objetos úteis e aqueles com valor afetivo. Além disso, considere o tipo de decoração que você vai querer na nova casa, para avaliar o que combina, as coisas que você acha que não vai ter utilidade você pode doar. Além de fazer aquela limpeza nas suas coisas você ainda pode praticar uma boa ação.

Fique muito atento aos objetos de valor

Nunca despache objetos de valor com pessoas estranhas. Documentos, aparelhos eletrônicos valiosos e joias devem, se possível, ser transportados no carro da família. Itens muito pequenos ou de valor sentimental também precisam ser levados pelos próprios donos.

Chegou a hora de empacotar

Antes de começar, preste atenção: evite sobrecarregar as caixas com muito peso, para que não se abram durante o transporte. Além disso, preencha os espaços vazios com papel amassado, para que os pertences não fiquem batendo. Dito isso, comece a empacotar pelos itens menos usados no dia a dia. Para não quebrar nem perder nada, use embalagens apropriadas. Providencie caixas de papelão pequenas, médias e grandes, bem como plástico bolha e papel craft.

Deixe os parafusos juntos com os móveis que você desmontou

Após retirar os objetos e esvaziar os móveis, é preciso desmontá-los. Nessa hora, tome o cuidado para reunir os respectivos parafusos e demais peças pequenas em sacos plásticos. Deixe-os presos, com fita adesiva, aos móveis aos quais pertencem, para evitar possíveis perdas.

Na hora de desempacotar

Desempacotar, assim como organizar mudança, exige a adoção de alguns critérios. Após fazer a limpeza prévia dos ambientes, comece abrindo e guardando o conteúdo das caixas identificadas como frágeis. Assim, minimizam-se os riscos de avarias. Em seguida, desempacote e guarde os pertences mais usados no dia a dia. Por exemplo: utensílios de cozinha, louças, talheres e itens de higiene pessoal. Só então passe para a organização das roupas de cama, mesa e banho. Depois, abra as malas de viagem, aproveitando para organizar roupas como sempre quis: com as peças separadas por cor, tipo de uso ou estação.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para a organização da sua mudança!

A WebQuarto é a plataforma completa para te ajudar a se conectar com seu próximo espaço ou com outras pessoas.

 

Escreva um comentário