Compartilhe:

Quando estamos pensando em sair da casa dos pais, dividir moradia com amigos parece ser a maneira que muitos encontram para rachar as despesas e ter menos gastos com o imóvel. A princípio essa parece ser uma boa ideia, já que você vai morar com pessoas que gosta e tem uma certa intimidade. Mas será que dividir moradia com amigos é sempre a melhor escolha?

Dividir aluguel envolve desafios e responsabilidades que exigem uma boa dose de organização e comunicação. Talvez com amigos isso se torne mais flexível e é aí que mora o problema. Mas calma, a convivência pode sim dar certo, nesse post nós separamos algumas dicas para caso você decida morar com amigos, manter a convivência harmoniosa!

Estabeleçam regras desde o início

Antes da mudança acontecer, marque um encontro com seus amigos para vocês definirem as regras de casa e de convivência. Discutir questões básicas como despesas, limpeza, definição de horários, uso dos espaços e outras regras, é de suma importância para evitar futuras desavenças.

Respeite o espaço pessoal de cada um

Não é porque você mora com um amigo que você tem o direito de invadir a privacidade dele. Tenha bom senso, entenda quando a pessoa precisa de espaço e quer ficar sozinha, e não ache que só porque são amigos você pode pegar coisas sem pedir emprestado.

Para a convivência dar certo, é fundamental respeitar o espaço pessoal de cada um, os momentos de privacidade e tranquilidade!

Definam um cronograma para as tarefas domésticas

Quando você está dividindo moradia com outras pessoas, mesmo sendo amigos, você deve ter em mente que não é legal deixar suas coisas espalhadas pela casa. Tente manter suas coisas sempre no devido lugar, quando usar alguma louça lave-a logo em seguida, assim vocês conseguem manter as coisas em ordem.

É claro que além de manter essa organização diária vocês devem estabelecer um dia para a faxina geral. Vocês podem dividir uma semana para cada um, ou dividir o mesmo dia com diferentes funções para cada, ou ainda podem optar por contratar uma diarista.

Cuidado com o lixo acumulado

Como você está morando com uma ou mais pessoas é claro que vai acumular lixo mais rápido, então é interessante vocês combinarem três ou quatro dias da semana para retirarem os lixos.

Móveis e decoração

Nos ambientes comuns o ideal é deixar tudo mais neutro, optem por um estilo clássico ou mais minimalista. Já o seu quarto você pode deixar a sua cara e decorar com o que mais gosta.

Morar com amigos pode ser uma grande experiência, desde que haja organização e uma boa comunicação. Se você estiver a procura de um imóvel para dividir entre amigos, saiba que a WebQuarto é uma plataforma completa para te ajudar a se conectar com seu próximo espaço. 

Escreva um comentário