" Sobre o bairro do Engenho de Dentro
Engenho de Dentro é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Apesar de não ser um dos bairros mais populosos do município, é um dos mais notáveis devido a sua extensão geográfica, delimita-se com diversos bairros do Grande Méier, Abolição e Todos os Santos.
É um bairro muito tranquilo, amigável, ótimo para fazer exercício físico, acessível a transportes, ao lado do comercio da região. Bairro residencial, tranquilo, próximo ao comércio da Rua Principal Dias da Cruz (Comércio e Supermercado). Próximo ao acesso às praias da Barra da Tijuca pela Linha Amarela.
As linhas dos principais ramais passam pela estação do Engenho de Dentro, que fica aberta normalmente até 23:00. Ela liga por trem, outras estações no sentido Central do Brasil, bem como outras estações no sentido contrário de outros ramais que também passam pela estação do Engenho de Dentro, como Deodoro, Bangu, dentre outras diversas.
O Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, é um estádio poliesportivo localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, pertencente a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, cedido ao Botafogo de Futebol e Regatas para ser o seu estádio oficial.
O bairro Engenho de Dentro é principalmente caracterizado por:
• As ruas são iluminadas
• As ruas são movimentadas
• Bom para pets
• Tem vasto e diversificado comércio local
• Tem pontos de ônibus para todo o lado
• Diversos bares da moda, no bairro e nos arredores
Vizinho da linha expressa chamada popularmente de Linha Amarela, (denominada oficialmente como Avenida Carlos Lacerda). é uma importante via expressa do estado do Rio de Janeiro, que liga a Jacarepaguá à Ilha do Fundão, eliminando a necessidade de transitar pelas vias da Zona Sul. Sua construção ganhou impulso com os engarrafamentos na Zona Sul, na Zona Norte
Bairros próximos ou interligados
• Cidade de Deus
• Freguesia (Jacarepaguá)
• Pechincha (Jacarepaguá)
• Taquara (Jacarepaguá)
• Água Santa
• Encantado
• Abolição
• Del Castilho Pilares
• Inhaúma
• Higienópolis
• Bonsucesso
• Manguinhos
• Maré
• Cidade Universitária (Ilha do Fundão)
Roteiro Histórico no Engenho de Dentro
1 Praça do Trem
2 Museu do Trem
3 Estação de Trem do Engenho de Dentro
4 Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José
5 Instituto Municipal Nise da Silveira
6 Praça Amambaí
7 Engenhão – Estádio Olímpico Nilton Santos
História do bairro
A sua origem remonta à época colonial, quando suas terras sediavam um engenho de açúcar que lhe deu o nome.
Desenvolveu-se, na segunda metade do século XIX, a partir da implantação da antiga Estrada de Ferro Pedro II (a Estrada de Ferro Central do Brasil). Após a Proclamação da República do Brasil, foi erguido um galpão de pintura de carros que daria origem ao atual Museu do Trem.
O bairro conta, para o lazer, com o Estádio Nilton Santos, com a pista para bicicletas e caminhada que cerca o estádio e com as praças Rio Grande do Norte, Amambaí e Itapevi. Ao final dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a prefeitura cedeu o estádio para o Botafogo de Futebol e Regatas. A função de sede do atletismo se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Nas proximidades, o bairro conta com o Norte Shopping. Além do Museu do Trem, o bairro também conta com o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Instituto Nise da Silveira.
Foi no Engenho de Dentro que foi inaugurado, em 1994, o primeiro restaurante Manuel & Juaquim da cidade, famoso restaurante/bar de inspiração portuguesa, na Rua Pernambuco[5].
Conta com importantes unidades de saúde, tanto públicas como particulares. Dentre as unidades privadas, despontam os hospitais particulares Norte Cor, o Pasteur e Memorial. As unidades públicas de importância são e a Unidade de Pronto Atendimento 24h–UPA e o Centro de Saúde Milton Fontes Magarão, que fica no início da rua do apartamento, esquina com a Rua Amaro Cavalcante (linha do trem). Também tem o antigo Hospital Psiquiátrico do Instituto Nise da Silveira, que foi transformado em parte como parque público pela prefeitura.
A unidade de Engenho de Dentro do Serviço Social do Comércio (SESC) foi a primeira unidade a ser inaugurada no estado do Rio de Janeiro, em 1947., fica na esquina da Rua Monsenhor Gerônimo, com a Amaro Cavalcante. Com ações nas áreas de cultura, educação social, esporte, lazer, saúde e turismo social, tem quadra esportiva e até teatro, visa desenvolver as potencialidades do ser humano, contribuindo para a formação e desenvolvimento da cidadania e a promoção do bem-estar social.
O bairro de Engenho de Dentro faz parte da região administrativa do Méier. Os bairros integrantes desta região administrativa são justamente os nove bairros que limitam-se com o Engenho de Dentro, além de Jacaré e Piedade.
Foi na Rua Adolfo Bergamini onde ocorreu o primeiro desfile das escolas de samba, além de ser sede de uma agremiação tradicional, o GRES Arranco. Pequena joia incrustada na zona norte do Rio, o Engenho de Dentro resguarda antigos casarios e tradições que resistiram ao tempo. É comum ainda ver chinelos fazendo a baliza da pelada da molecada e moradores sentados nas calçadas, como antigamente. O povoamento da região remonta ao século XVIII, quando era parte da Freguesia de Inhaúma, um grande território rural produtor de cana-de-açúcar e café que posteriormente deu origem aos bairros de Del Castilho, Inhaúma, Olaria, Bonsucesso até a Penha. Sua denominação deriva da cultura da cana, assim como os vizinhos Engenho Novo e Engenho da Rainha.
A implantação da Estrada de Ferro Pedro II (depois chamada Central do Brasil), foi decisiva para a ocupação e desenvolvimento da região a partir da segunda metade do século XIX. Ao lado da estação que recebeu o nome do bairro (Engenho de Dentro), funcionou um grandioso complexo ferroviário para manutenção de locomotivas, com oficinas de pintura, fundição, carpintaria, dimensionado para atender 4.000 km de vias, 700 locomotivas e 5.000 carros, inclusive de outros Estados. Parte dele está conservado no Museu do Trem e na recém-inaugurada Praça do Trem. A decadência do sistema ferroviário federal resultou no abandono dessa estrutura até a construção do Engenhão. Inaugurado em 2007 para os Jogos Pan Americanos, o estádio foi sede do Atletismo, função que vai exercer também nas Olimpíadas de 2016,
O prédio atual da Estação Engenho de Dentro, de 1937, foi construído no mesmo local onde a anterior funcionava desde 1873. Considerada uma das mais bonitas do ramal da Central do Brasil, a edificação lembra uma gare europeia, marcada pela forma monumental de sua estrutura metálica com cobertura em arco. Os vestígios do passado ferroviário ainda estão muito presentes no bairro. Não por acaso, na Rua Arquias Cordeiro, onde começam oficialmente os limites do Méier, está situado o Museu do Trem, que fica nas dependências do velho galpão de pintura de vagões. Tanto a construção quanto o acervo
foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2011.
Espaço para a festa e para a fé
A tradição carnavalesca sempre esteve muito presente no bairro. Nos anos 1940, um dos blocos mais populares era o Chave de Ouro. Já o Arranco iniciou como um bloco de sujo e, depois de virar sociedade recreativa em 1965, se transformou em escola de samba na década de 1970. Apadrinhada pela Portela, a escola adotou as mesmas cores da agremiação – azul e branco – e um falcão no lugar da águia portelense.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José ganhou um projeto arquitetônico inspirado no estilo neogótico tardio e ficou pronta no ano de 1940. Em seu interior, na capela do Santíssimo, tem destaque uma pintura da autoria de Salvador Pujals Sabaté, concluída em 1948. O templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição ficava na única capela do bairro, na Rua Francisca Meyer, até que o monsenhor Antônio Jerônimo Rodrigues fundou um colégio e começou as obras que deram origem à matriz atual, na Avenida Amaro Cavalcanti. A via, aberta pelo prefeito de mesmo nome, liga o Engenho de Dentro ao Méier.
Museu do Trem: Rua Arquias Cordeiro, 1.046 - Telefone: 2269-5545
Museu de Imagens do Inconsciente: Rua Ramiro Magalhães, 521 - Telefone: 3111-7471
Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José: Av. Amaro Cavalcanti, 1.761
Estádio Nilton Santos (Engenhão): Rua Arquias Cordeiro, s/n - Telefone: 2546-1950
Hospital Memorial (Particular): Rua José dos Reis 81 – Em frente ao Engenhão – 35412500
Hospital Pasteur (Particular): Avenida Amaro Cavalcante 495 – Telefone: 21044400
Hospital American Cor (Particular): Rua Adolfo Bergamini, 206 – Telefone: 32962900
Hospital Salgado Filho (Público): Rua Arquias Cordeiro 370 - Telefone 21114100 "