Compartilhe:

Com a entrada na universidade, a mudança para uma nova cidade ou até mesmo para outro país, dividir o apartamento se torna uma solução para diminuir os gastos que morar sozinho traz. Morar com amigos pode até parecer fácil, mas é preciso cuidado ao escolher o apartamento ideal.

Escolher um lugar para morar é uma decisão difícil. Porém, quando tomada em conjunto, é necessário atentar a diversos pontos para que a convivência não seja um problema

Contenção de gastos

Dividir o apartamento é, além de uma alternativa para ter uma companhia, principalmente uma saída para a diminuição de despesas. Então, um apartamento bem localizado ajuda muito nesse quesito. Se a opção de morar com amigos é por conta de uma mudança de cidade por causa da entrada na universidade ou por uma oportunidade de trabalho, a escolha por um apartamento localizado o mais perto possível do local de estudo ou trabalho é fundamental.

Um apartamento bem localizado ajuda no corte ou diminuição de gastos com transportes. Seja seu transporte público ou particular, a proximidade do local de estudos ou de trabalho facilita a locomoção, criando até mesmo opções mais baratas como ir a pé ou de bicicleta.

Porém, nem sempre você e seu companheiro de apartamento estudarão ou trabalharão na mesma região. Neste caso, um apartamento localizado numa região central se torna a alternativa mais adequada.

O tamanho do apartamento

A escolha de onde morar também deve ser baseada no número de moradores. Economizar é sempre bom, mas escolher dividir, além do apartamento, também um quarto, fará com que você e seu amigo tenham que abrir mão de um pouco de privacidade.

Opções de apartamentos com apenas um quarto, uma sala, banheiro e cozinha costumam ser as preferidas dos estudantes quando moram sozinhos, já que o gasto com aluguel se torna bem menor. No caso de dividir com alguém um apartamento de pequeno porte, opções como beliches ajudam a otimizar o espaço. A mesma alternativa serve para apartamentos maiores, mas com mais moradores.

Organização

Como em toda casa, organização também será fundamental para dividir o apartamento com alguém. Uma boa alternativa para as tarefas da casa, como lavar e enxugar a louça, varrer o chão e limpar o banheiro é a criação de uma tabela com os deveres de cada um. Neste caso, é necessária a total colaboração para que o apartamento permaneça em ordem e não existam conflitos entre os moradores. A divisão de tarefas deve ser justa e equilibrada, para que um não trabalhe mais que o outro.

A organização quanto aos gastos vindos do apartamento também deve ser feita logo de início entre os moradores. Além do aluguel, gastos como alimentação, produtos de limpeza, higiene, água, luz, gás e, também, a taxa de condomínio devem ser sempre levados em conta na hora de escolher dividir o apartamento com alguém.

Por fim, para dividir o apartamento com alguém, a amizade e o companheirismo serão fundamentais. Afinal, você irá conviver por um bom tempo com seu companheiro de apartamento. Então, na hora de escolher um novo apartamento para morar, escolher com quem você vai dividir seu novo lar é, com certeza, a escolha mais importante.

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário