Compartilhe:

amigos morando juntosQuando um jovem começa a pensar em sair da casa dos pais, uma das primeiras opções que todos pensam é na possibilidade de dividir o aluguel com um ou mais amigos. A princípio essa parece ser uma boa ideia, já que você vai morar com pessoas que já conhece e tem uma certa intimidade. Porém, morar com amigos nem sempre é uma boa ideia. São diversos os casos de pessoas que até mesmo perderam a amizade por causa de conflitos em sua moradia compartilhada.

Um dos principais problemas que fazem com que a convivência no mesmo imóvel com amigos não dê certo é a impressão de que tudo será mais fácil com uma pessoa conhecida ao lado. Por estar morando com alguém já conhecido, as pessoas deixam de definir regras de convivência e não se engajam em resolver o mais rápido possível os pequenos conflitos que vão aparecendo com o tempo. Esse tipo de atitude acaba tornando a convivência sob o mesmo teto bastante desagradável e pode até mesmo acabar com a amizade, como você pode ver nessa história do Leandro Olímpio, que escreve para o Papo de Homem.

Muitas vezes, o fato de vocês serem amigos pode ser um dos grandes causadores de boa parte dos problemas, uma vez que um ou outro pode se sentir mais a vontade para fazer coisas que com certeza não fariam com roommates que acabara de conhecer. Por exemplo, por morar com um amigo de longa data você pode achar que não há nenhum problema em pegar algumas coisas emprestado sem autorização, usar xampoo, sabonete, etc. É muito provável que nenhum desses problemas apareça imediatamente, uma vez que seu amigo poderá não reclamar para preservar a amizade. Porém, esse tipo de situação ajuda um pequeno problema a se tornar um grande entrave na convivência diária.

Amigos que se dão bem na rua podem não se dar bem em casa

Se você está mesmo decidindo morar com um grande amigo, não espere para que pequenos problemas se acumulem e estraguem sua amizade. Até mesmo por sua intimidade já adquirida, é importante que os amigos tenham uma conversa sobre as funções, deveres de cada um, e tudo mais que se relacionar com convívio dos dois no imóvel. Dividir apartamento com um amigo é uma tarefa perigosa e difícil, mas pode se tornar bastante divertida se vocês dois se prepararem para isso e souberem respeitar o espaço um do outro, mesmo com toda a amizade.

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário