Compartilhe:

roommates_dividir_apartamento

Organizar as despesas em repúblicas e apartamentos compartilhados costuma ser um desafio para os moradores. Mesmo que você esteja morando com pessoas conhecidas ou amigos, esse é um dos temas que podem causar problemas e discordâncias em sua convivência. Portanto, é importante que vocês saibam organizar e dividir as despesas para evitar quaisquer conflitos de interesse.

  1. Para evitar problemas com as despesas da moradia, é importante que você saiba escolher as pessoas que irão morar com você. Uma das primeiras perguntas que você deve fazer aos potenciais roommates é se eles trabalham, e de que forma pretendem pagar sua parte nas despesas.
  2. Antes de aceitar um novo morador para dividir o aluguel com você, discuta cada aspecto das despesas que devem ser compartilhadas pelos moradores, e as que devem ser arcadas individualmente. Isso é importante para que todos saibam exatamente qual sua parte nas despesas do imóvel. Além disso, caso haja custos com itens como TV a cabo e internet, discutam se todos irão usá-los, para dividir justamente as mensalidades dos serviços.
  3. Discuta com seus roommates como serão divididas as despesas em época de férias ou viagens longas. Vocês devem decidir previamente se o aluguel e contas da casa devem ser pagas normalmente, além de prever quando algum de seus roommates pretende se ausentar do imóvel para evitar surpresas.
  4. Tente executar tudo que for combinado na entrevista inicial e mantenha nota de todas as despesas. Uma das melhores formas de manter o controle sobre os gastos é fazer um controle de tudo que for comprado e pago por cada morador para uso conjunto.
  5. Seja cuidadoso com os gastos com comida e itens do gênero alimentício. Como os hábitos alimentares costumam ser bastante individuais, com situações excepcionais como dietas, uso de produtos caros, etc, sugerimos que vocês evitem dividir também os gastos com comida. Porém, caso todos já se conheçam bem e aceitem bem a ideia de dividir entre todos os gastos com os alimentos trazidos para a moradia, lembrem-se de dividir os alimentos em três partes nas compras: aqueles que apenas você irá consumir, aqueles que seu colega irá consumir, e os de uso conjunto que devem ser pagos pelos dois.
  6. Mantenha a comunicação clara fluindo o tempo todo dentro da moradia. Desconfortos e conflitos são normais em apartamentos compartilhados e repúblicas. Porém, tudo pode ser resolvido se vocês mantiverem um nível de relacionamento amigável, se comunicando com todos e discutindo sobre todos os problemas ou situações incômodas que ocorrerem dentro do imóvel.
  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário