Dicas para viver em uma república

Compartilhe:

Estudantes - dividir apartamento

Já imaginou morar em um lugar com 5, 10 ou até 20 pessoas totalmente desconhecidas? Essa é a realidade de muitos estudantes brasileiros que acabaram de passar no vestibular e precisam se mudar para uma cidade diferente da sua atual. Para muitos desses estudantes, parece ser um sonho morar em uma residência com vários outros estudantes. Porém, morar em uma república pode não ser tão fácil como você imagina. Afinal, apesar de toda a empolgação, é importante ter consciência que você está prestes a dividir moradia com pessoas totalmente diferentes e possivelmente com um modo de vida diferente do seu. O WebQuarto listou algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a república perfeita para morar e como se adaptar bem a ela.

Faça uma pesquisa rigorosa

Se você estiver se mudando para uma cidade universitária, com várias instituições de Ensino Superior, não deve ser muito difícil encontrar uma república com vagas que você possa alugar. Porém, é importante analisar cuidadosamente todas as opções antes de fazer sua escolha. Verifique se você possui o “perfil da casa”. Em uma república com pessoas que se acostumaram a muitas festas, dormir tarde, etc, você pode acabar não se encaixando bem, se for do tipo de pessoa mais tranquila. Por isso, observe o perfil dos moradores para saber se aquele é o lugar ideal para você.

Respeite as regras da casa

Após ter encontrado uma república que combine com você, é importante que você tome algumas medidas para facilitar sua adaptação ao novo lar e para melhorar sua convivência com os demais estudantes. É comum que as repúblicas tenham um regulamento interno. Portanto, tente conhecê-lo o quanto antes, para evitar quaisquer problemas. Saiba que nesse momento, você ainda é um estranho na casa. Portanto, não deixe que suas manias atrapalhem a convivência com os demais moradores. Cumpra com seus deveres rigorosamente e pague as suas contas antes do vencimento. Se lhe forem atribuídas tarefas na casa, não deixe de cumpri-las.

Aproveite o máximo que puder para se tornar menos dependente

Apesar das dificuldades, essa pode ser uma ótima oportunidade para você crescer como pessoa. Morar em apartamentos compartilhados e repúblicas é sempre uma ótima oportunidade para você se tornar menos dependente de familiares e principalmente dos seus pais. Nessa nova vida, é importante entender que ninguém arrumará sua bagunça, ninguém fará suas tarefas e ninguém obrigado a aceitar todas as suas manias. Um dos grandes desafios de estudantes que passam a morar em repúblicas é o fato de se ter que conviver diariamente longe dos pais, com pessoas desconhecidas até então. Porém, pode se tornar mais fácil se você entender que eles ou têm, ou já tiveram as mesmas dificuldades que você, então saiba respeitar o espaço dos seus roommates, assim como o seu deve ser respeitado.

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*