3 dicas para você encontrar os melhores roommates

Compartilhe:

colegas de quarto

Você está se mudando para a cidade para começar seus estudos ou para um novo trabalho. Em ambas situações, é muito comum que a melhor opção de moradia para essas pessoa seja o aluguel de um apartamento compartilhado, devido ao alto valor de aluguel e outras despesas presentes na vida do brasileiro. Antes de escolher os roommates que irão morar com você, é importante estudar cuidadosamente cada pessoa para evitar o constrangimento de ter que morar com alguém que você não consegue conviver bem. Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas para te ajudar a encontrar os melhores roommates para dividir moradia com você.

 Pense no tipo de pessoa com quem você prefere conviver

A convivência em apartamentos compartilhados e repúblicas pode ser difícil se você não souber escolher bem as pessoas que irão morar com você. Para evitar problemas de relacionamento, é importante que você pesquise por roommates com características semelhantes as suas. Isso também deve ser condicionado ao seu próprio estilo de vida. Se você passa grande parte do seu tempo dentro de casa, pode ser uma boa ideia procurar por pessoas com estilos de vida e idade próximos. Tradicionalmente, roommates com idade e atividades semelhantes acabam se dando melhor, facilitando a convivência diária. Porém, se você trabalha em período integral e pouco verá seu roommate, ter afinidades com ele pode não ser tão crucial assim. Ainda assim é importante analisar se ele é uma pessoa organizada, se paga o aluguel e suas despesas corretamente, ou seja, se vocês conseguirão conviver pacificamente sob o mesmo teto.

 Seus amigos podem não ser bons roommates para você

São incontáveis as histórias de amigos que passaram a morar juntos e tiveram sua amizade totalmente deteriorada ou até mesmo acabada por desavenças no imóvel. Muitas pessoas entendem que por já conhecer uma pessoa, será muito mais fácil conviver com ela diariamente. Porém, o fato de vocês se conhecerem e já terem uma amizade construída, não implica que a convivência de vocês morando juntos será positiva. Portanto, saiba analisar friamente os seus amigos, antes de passar a morar com eles. Verifique se eles atendem aos requisitos que você usaria para avaliar qualquer outra pessoa.

Também são muitos os casos de roommates que, por já serem amigos, passem a ultrapassar a linha do aceitável e usar indiscriminadamente os itens pessoais de seus colegas. Caso você esteja pensando em morar com um amigo, deixe claro para todos sobre como deve ser a convivência de vocês a partir de agora. A experiência de morar junto com um amigo pode tornar a amizade de vocês ainda mais forte, mas é preciso ter cuidado. Para ajudar na hora de saber se o seu amigo será um bom roommate, sugerimos que leia nosso artigo sobre perguntas que devem ser feitas a potenciais roommates.

Saiba que não existem roommates perfeitos

Por mais que você procure, nunca irá encontrar alguém que seja perfeito. Para dividir uma moradia com pessoas até então desconhecidas, você precisará aprender a ser flexível. Esse é um problema principalmente para pessoas que estão dividindo apartamento pela primeira vez. Mesmo que tudo indique que a pessoa escolhida para ser seu roommate tenha todas as características que você procura, é bem provável que ele também tenha defeitos e costumes que podem te desagradar. Você deve se acostumar com isso, assim como seu roommate deve se acostumar com seu estilo de vida nos próximos meses. Mas como sempre dissemos aqui no blog, o mais importante para fazer com que a relação com seus roommates dê certo é sempre se comunicar sobre o que acontece na casa. Assim, vocês podem resolver os problemas antes que eles tornem a convivência insuportável.

Deixe seus comentários abaixo. Como foram suas experiências dividindo apartamento?

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*