Compartilhe:

colegas de quarto

Passado o resultado do vestibular, curso técnico ou mesmo a aprovação em um grande centro educacional do país, a dúvida é sempre mesma para estudantes que precisam deixar as suas cidades de origem e se deslocarem para os locais onde pretendem estudar: onde morar? Optar por uma república de estudantes ou preferir um apartamento compartilhado com mais um ou dois colegas?

Saiba que esta dúvida é muito mais comum do que você imagina, mas que pode ser solucionada a partir de muita reflexão, conversa com todas as partes envolvidas na situação, conselhos de amigos que já passam por situações parecidas, pesquisa em fóruns na internet e demais atividades que possam auxiliá-lo a resolver este dilema.

Para iniciar este debate, é necessário que o estudante trace um paralelo entre as duas possibilidades. Conheça as vantagens e as desvantagens de cada escolha e opte pelo que mais lhe agradar e, acima de tudo, pelo espaço que melhor couber em seu orçamento. No entanto, a escolha não passa apenas por dinheiro.

Outro fator fundamental que o estudante deve levar em conta é sua própria felicidade refletida na satisfação pessoal. De nada adianta o estudante optar pela república, por exemplo, escolha esta inegavelmente mais barata que a sua concorrente, se as suas características pessoais não forem ao encontro às características de uma república, que preza pela experiência compartilhada, mas que deixa a desejar, muitas vezes, em conforto e privacidade.

A conta não é tão simples quanto parece. Especialistas aconselham que o estudante, antes de se aventurar em outra cidade com a escolha já definida, converse com familiares, amigos, reflita, compare, pense no futuro e no que cada escolha pode refletir no final da faculdade, por exemplo. O estudante, neste momento, deve ser um visionário que saiba conduzir este processo delicado por meio de muita sabedoria e escolhas certas que poderão moldar o futuro por completo.

Repúblicas – Vantagens e desvantagens

A vida em república de estudantes é considerada uma grande aventura e uma experiência jamais presenciada pelo estudante. A interação entre os estudantes é um dos grandes pontos positivos da escolha e que pode desencadear inúmeras amizades duradouras. O estudante, envolto a um grande contingente de outras pessoas que passam pela mesma experiência, acaba criando uma grande rede de amigos, além de adquirir responsabilidades próprias, fator este inerente ao processo de moradia compartilhada. Outros fatores positivos são a divisão de gastos e a maior segurança.

No entanto, a aventura pode se tornar um pesadelo. Quem preza por organização, tranquilidade, silêncio deve fugir desta escolha. Por mais que seja uma experiência saudável, é necessário saber lidar com diferentes mundos vivendo ao seu redor e isso nem sempre é tarefa fácil.

Apartamento compartilhado – Prós e contras

O primeiro passo para quem opta por esta situação é encontrar um colega que se enquadre no mesmo cenário que o seu e que tenha pontos de personalidade parecidos com os seus. Estudar o orçamento de ambas as partes e encontrar o apartamento ideal estão na sequência.

As vantagens nesta situação são inúmeras, sendo os conceitos de tranquilidade, sossego e privacidades os que mais fazem a diferença na escolha.

O custo alto de uma vida neste ritmo é o principal ponto negativo na opção pelo apartamento. Os gastos com aluguel, condomínio, luz, água, telefone e comida são pesados e refletem no fim do mês no orçamento dos dois colegas.

 

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário