Compartilhe:

estudantes

Quando uma pessoa se forma no colégio e começa uma faculdade é a época em que ela, geralmente, deixa a adolescência para trás, já que é preciso levar uma vida com mais responsabilidade, agindo já como adulto. Parte disso vem quando o universitário ingressa em uma faculdade longe de casa, onde terá que morar longe de sua família e de todo o conforto que a casa dos pais possuía.

Quando esse estudante vai procurar lugar para morar na nova cidade, uma opção mais barata é apostar nas repúblicas de estudantes, onde irá dividir moradia com no mínimo mais dois colegas. Porém, geralmente as casas contam com cerca de cinco moradores. Para essas pessoas que nunca moraram fora de casa e não sabem como uma república funciona, às vezes fica a dúvida se vão se adaptar vivendo em uma.

Como é a vida morando em uma república?

Primeiro de tudo é preciso esquecer tudo que os filmes ensinaram sobre a vida em república. Dividir moradia com várias pessoas jovens não é só festa e alegria, e acontecerão muitos desentendimentos se vocês não estabelecerem regras de convivência. Com o tempo você e seus colegas irão se conhecendo melhor e sabendo o que cada um gosta de fazer ou faz melhor dentro da casa. É sempre bom dividir tarefas, mas todos têm que participar. Se você acha que nunca irá precisar limpar a casa dentro de uma república e que você e seus colegas vão ter uma empregada doméstica, está muito enganado.

Geralmente as compras maiores e de necessidade básica são feitas por todos que moram na república, pois é muito difícil ficar controlando comida em um local no qual várias pessoas moram juntas. Mas vocês também podem tentar etiquetar produtos para mostrar para os colegas que aqueles são seus e ninguém pode comer.

Se você não sabe delimitar seu espaço, não consegue dividir coisas com os outros e manter-se organizado, provavelmente uma república não seja o lugar mais indicado para você. Para morar em um local como esse é preciso saber dividir coisas e respeitar o seu colega. Além disso, outro ponto essencial é lavar a louça sempre que usar, pois ninguém é obrigado a lavar a sua louça, assim como você não gostaria de ter que lavar a louça dos outros.

Como decidir em qual república morar?

Um fator importante antes de decidir em qual república você morará é conhecer as outras pessoas que moram lá e escolher aquela que conta com pessoas que apresentam afinidades com você. Afinal, será muito difícil morar em lugar no qual você não gosta das pessoas e elas não gostam de você. Além disso, aproveite essa experiência para conhecer novas pessoas, deixando todo o preconceito de lado. Faça amizades com pessoas de lugares diferentes e de cursos diferentes, tornando essa uma experiência rica.

Tenha em mente que você irá precisar de um lugar calmo e tranquilo na casa ou no apartamento para poder estudar. Se você conheceu alguma república que não possui esse espaço, é bom descartá-la.

Aproveite essa experiência de morar em uma república para aprender a viver em comunidade, administrar seu tempo, dinheiro e obrigações. Será um tempo inesquecível na sua vida!

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário