Compartilhe:

Você mora sozinho e está tendo dificuldades em controlar seu orçamento mensal? Ou você vai sair agora da casa dos pais e se sente inseguro em relação a isso? Bom, saiba que você não está sozinho, medos e dificuldades relacionados à organização financeira são extremamente comuns.

Mas saiba que com organização e calma, tudo tende a se resolver e correr bem.

Separamos algumas dicas para você fazer seu planejamento financeiro e não se estressar mais com isso.

Primeiro passo: crie uma planilha de controle de orçamento

Você pode criar uma planilha online ou usar um planner de papel mesmo, o que você gostar mais, a planilha será o primeiro passo para iniciar a sua organização financeira. Nela você irá anotar tudo que você receber e tudo que você gastar, na planilha você também deve estipular quanto você pode gastar com cada coisa ou em determinada situação, assim você vai passar a acompanhar todo os seus gastos e ter mais consciência em relação ao seu dinheiro.

Segundo passo: reduza seus gastos com supérfluos

Manter seu bom planejamento financeiro também está diretamente ligado com o corte de gastos com coisas supérfluas. É claro que isso não significa que você deve deixar de comprar as coisas que gosta ou comer nos seus lugares preferidos, você só deve estipular um limite de gasto com cada coisa.

Uma coisa que você pode deixar de lado é a TV a cabo, outra ideia é fazer substituições, troque marcas caras pro produtos similares, eles são muitas vezes iguais, planeje suas compras e evite comer todos os dias nos lugares mais caros.

Terceiro passo: evite comprar coisas por impulso

Antes de sair correndo comprar aquele produto que você está desejando tanto ou correr para as liquidações se questione: “Eu realmente preciso disso? Esse é o melhor momento para fazer essa compra? Eu tenho dinheiro sobrando para isso ou terei que pagar parcelado?” Evitando assim de se endividar!

Além disso, vale a pena analisar se existe algum produto similar por um preço mais acessível e que atenda às suas necessidades da mesma forma.

Cartão de crédito? Somente quando for muito necessário!

O cartão de crédito pode ser um excelente aliado quando você está em apuros e está sem dinheiro, mas tente usá-lo somente nessas situações, fazer o uso indiscriminado do seu cartão pode comprometer o seu planejamento financeiro.

Planeje e escreva seus objetivos

Você pretende trocar de carro? Trocar de apartamento? Fazer uma viagem? Qualquer que seja seu sonho o legal é você escrever sobre ele e até mesmo procurar fotos inspiradoras para deixar exposto em um lugar que veja todos os dias, olhar para o seu sonho irá te motivas todos os dias, comece a planejar os seus sonhos financeiramente e se programe para alcançá-los. Com as metas estabelecidas, sabendo quanto precisa poupar mensalmente para alcançá-las, torna-se muito mais fácil iniciar o hábito de economizar.

Tenha disciplina

Tenha disciplina com seu planejamento e siga essas regrinhas:

  • Saiba quanto cada coisa custa e se você pode arcar com elas;
  • Faça escolhas inteligentes e gaste seu dinheiro com necessárias;
  • Tenha dinheiro guardado para emergências;
  • Sempre saiba quanto você pode gastar;
  • Crie uma poupança.

Esperamos ter ajudado você a se organizar com seus orçamentos e assim atingir suas metas 🙂

Escreva um comentário