Compartilhe:

Onde você imagina que pode encontrar o colega de apartamento perfeito? Na internet? No boca a boca? Entre seus amigos ou familiares?

Em todos esses casos, você pode encontrar seu colega de quarto. Isso dependerá das suas intenções e objetivos. Ficou confuso? Então vamos descomplicar!

Busque em plataformas online

A internet é o primeiro lugar onde muitos inquilinos começam a buscar por um ap compartilhado. Afinal, existem diversas plataformas online voltadas para a escolha de um colega de quarto.

O Webquarto é hoje a plataforma mais completa para quem está buscando um apartamento compartilhado. Além de proporcionarem uma busca ampla, eles ainda oferecem alguns filtros que podem ajudar nessa escolha como o valor desejado, tipo de apartamento (repúblicas, kitnet, padrão), localização no bairro e, ainda, a cidade onde deseja.

Um grande benefício é que elas exigem um cadastro com diversas informações pessoais de ambas as partes. Desde o lugar onde estuda ou trabalha, se costuma fumar e se possui filhos ou animais de estimação, até seu nível de organização e se é mais agitado ou sossegado.

Essas informações podem ajudar a identificar o perfil de cada um e escolher um roommate com gostos e hábitos mais próximos aos seus.

Melhor dividir apartamento com amigo ou estranho?

Cada um dos casos tem seus lados positivos e negativos. Vamos entender melhor:

Amigos

Compartlhar apartamento com amigo pode ser excelente pela proximidade e afinidade que possuem, dessa forma, não terá um completo estranho em sua casa. Agora, nem sempre um bom amigo pode ser um bom colega de quarto.

Seja porque alguém não lavou a louça, deixou a cozinha ou a sala desarrumada, trouxe convidados sem avisar…em alguns casos, mesmo as amizades mais fortes podem não se sustentar com esses desentendimentos.

Portanto, ao morar com um amigo, é importante manter uma boa comunicação acima de tudo! Vocês devem ter intimidade para conversar sobre as coisas que gostam ou que estão incomodando, sempre deixando as regras da casa bem claras para todos.

Não deixe que a amizade seja motivo para deixar de conversar sobre atitudes que não esteja gostando ou, ainda, regras que devem ser cumpridas como pagar as contas em dia e nunca levar alguém em casa sem antes avisar ao outro.

Muitas amizades podem ser desfeitas por conta disso. As pessoas têm visões diferentes sobre diversos assuntos e sobre como as coisas devem funcionar. Se a amizade falar mais alto na hora de colocar as regras, se as coisas forem levadas sempre na tolerância, o final não será bonito.

Desconhecidos

Dividir um apartamento com um desconhecido pode ser uma ótima forma de conhecer pessoas novas e fazer novos amigos. Sem falar que pode ainda ser mais fácil “cobrar” o cumprimento das regras determinadas e manter uma boa e respeitosa convivência.

Mas lembre-se: você deve ter certeza de que terá compatibilidade com seu roommate. Ao optar por morar com um desconhecido, se torna ainda mais importante selecionar alguém que tenha gostos e hábitos mais parecidos com o seu.

Sabe como fazer isso?

Como selecionar a pessoa ideal?

Selecionar alguém para dividir apartamento é uma tarefa muito subjetiva. Isso dependerá completamente do que você deseja: algum amigo ou desconhecido, alguém que tenha uma rotina próxima ou diferente da sua, e por aí vai.

Você não irá encontrar um bom colega de quarto por mágica, mas pode conseguir se se lembrar de algumas dicas:


Pense no perfil ideal

Se você está buscando por um roommate, então o primeiro passo que deve tomar é pensar no perfil ideal de seu colega de quarto.

Se pergunte: quais características você considera como muito relevantes para que tenha uma boa convivência com seu colega? Mas não se engane ao pensar que irá encontrar a pessoa perfeita.

Ninguém terá gostos, hábitos e costumes 100% iguais aos seus. Mas quanto mais próximos forem, melhor será seu dia a dia e menores serão os desentendimentos.

Faça uma entrevista

A entrevista é o momento crucial! É nela que você deverá identificar as coisas em comum e diferente que tem com o candidato. Algumas perguntas que podem te ajudar são:

  • Você trabalha ou estuda? Se sim, aonde?
  • Qual a sua rotina?
  • Você é mais caseiro ou agitado?
  • É mais organizado ou bagunceiro?
  • Tem filhos?
  • E animais de estimação? Tem alergia a algum?
  • Você fuma?
  • Por que deseja dividir um apartamento?
  • Já dividiu algum lugar antes? Se sim, como foi sua experiência?
  • O que você não suportaria que um colega de quarto fizesse?
  • Como você pagará as contas do apartamento?

Evite interferências de fatores externos

Já vimos muitos inquilinos que se deixam levar por fatores externos como a opinião de amigos, familiares, ou a proximidade com o candidato, interferirem nessa escolha.

Por mais que a seleção seja subjetiva, é importante que você não seja influenciado por nenhum desses fatores, e consiga fazer uma escolha mais “objetiva” com base em todas as perguntas que citamos acima.

Vale reforçar: muito mais do que ser próximo, um roommate deve ser uma pessoa com quem você se identifique, principalmente em relação às tarefas domésticas, organização e comprometimento financeiro. Características que somente a amizade e simpatia podem não ser suficientes.

Dividir apartamento com o sexo oposto – pode?

A maioria dos inquilinos costuma escolher alguém que seja do mesmo sexo. Mas será que morar com alguém do sexo oposto é pior, ou traga maiores problemas? Não necessariamente!

O maior problema visto ao dividir um apartamento com alguém do sexo oposto é a perda de privacidade. Na grande maioria das vezes, homens e mulheres possuem costumes e hábitos completamente diferentes em diversos aspectos do dia a dia, o que pode facilmente ser motivo de desentendimento.

Seja por simples motivos, como esquecer a porta do banheiro aberta, até ter o costume de deixar as roupas íntimas penduradas no box do banheiro ou espalhadas pela casa. Imagine a confusão que isso pode gerar!

Mas claro que tudo isso dependerá, principalmente, do perfil de cada um. Dividir apartamento com alguém do sexo oposto não é sinônimo de desentendimentos, é preciso ter respeito acima de tudo e garantir que um não invada o espaço do outro.

Os dois devem estar alinhados sobre as regras da casa. Algum não gosta de roupas espalhadas pela casa? Evite! Costuma ser mais bagunceiro com seus pertences? Tome cuidado nos espaços em comum! Gosta de receber visitas de amigos? Avise com antecedência! São regras básicas para uma boa convivência, independente do sexo de cada um.

Conclusão

Um roommate pode se tornar uma excelente companhia para o seu dia a dia! Mas lembre-se: encontrar um colega de quarto ideal requer muito trabalho.

Ao buscar, você precisa se lembrar de analisar todos os itens que citamos ao longo deste texto para garantir uma boa experiência de moradia com seu colega. E, para conferir mais dicas, confira mais posts em nosso blog!

Escreva um comentário