Compartilhe:

Coliving vai muito além do que ser apenas um modelo que visa a moradia compartilhada. Com cada vez mais adeptos ao redor do mundo, a sua proposta é criar todo um senso de comunidade entre seus moradores, visando a colaboração, economia de recursos e um estilo de vida mais sustentável. Mas é claro que nem sempre é fácil dividir um espaço com outras pessoas, foi pensando nisso que trouxemos esse post, com algumas dicas de como se adaptar morando em um coliving!

Esteja por dentro das regras do local

Depois que você já estiver morando, terá que obedecer as normas para não se indispor com os demais, de modo que, se tiver conhecimento delas com antecedência, tudo tende a ficar mais fácil. Vá visitar a sua possível futura casa pessoalmente, para conhecer o local e os outros moradores, assim, você já pode começar a sentir se aquele “clima” lhe agrada.

Organização

Organização é fundamental para quem compartilha moradia. Deixe seus objetos pessoais sempre nos devidos lugares para não invadir o espaço de ninguém. É possível que uma das normas da casa seja que todos colaborem com a limpeza, nesse caso, organize bem a rotina para dar conta de cumprir as suas tarefas. Se for necessário, negocie alterações de datas de limpeza, por exemplo, com os outros moradores.

Pagamentos dentro dos prazos

No início, monte tabelas para tudo que precisa ser cumprido dentro de um tempo determinado (como pagamentos e execução de tarefas), isso vai ajudar até que você tenha se adaptado totalmente com a nova rotina.

Bom senso e cordialidade

Muito cuidado para não se indispor com os outros moradores por coisas sem importância! Não custa nada maneirar no volume do som, controlar um pouco a entrada e saída de visitas ou tentar dialogar quando tiver algum problema. A cordialidade e o bom senso são fundamentais para quem compartilha moradia e quer ter uma convivência agradável.

Faça novas amizades

Se possível, tente formar relações próximas com os seus colegas de moradia, isso pode ser útil para quem está tentando se adaptar a uma nova cidade, por exemplo. Fazer amigos é importante para começar essa nova fase com o pé direito!

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e, pra te deixar animado, a boa notícia é que as dificuldades normalmente são amenizadas dentro de três meses, que é o tempo natural de adaptação. Depois, tudo se torna mais fácil e automático, e a convivência muito mais agradável!

Caso você esteja a procura de um coliving, saiba que a WebQuarto é uma plataforma completa e segura para te ajudar a se conectar com seu próximo espaço e com seu futuro roommate!

Escreva um comentário