Compartilhe:

dividir apartamento

Mesmo para aqueles que cresceram em uma casa cheia de pessoas da família, dividir apartamento com uma pessoa desconhecida costuma ser um grande desafio para estudantes de todo o Brasil. Esse tipo de convivência é bem diferente do que você pode estar acostumado com irmãos, primos, etc. Para te ajudar a ter uma experiência agradável em dividir quartos e apartamentos com outros estudantes ou profissionais, listamos cinco excelentes dicas que você pode acompanhar agora.

Seja claro desde o início

Para construir uma convivência agradável com seu novo roommate, pode fazer bem ter uma conversa assim que ele se mudar. Tente conhece-lo melhor, bem como fazer com que ele saiba um pouco mais sobre você, seu estilo de vida, as coisas que você não gostaria que ele fizesse, etc. Isso pode ajuda-los a eliminar alguns problemas antes que eles se tornem problemas na relação de vocês. Saiba que se você não deixar claro para seu companheiro de moradia as coisas que você não gosta que aconteçam em casa, provavelmente elas acontecerão algumas vezes antes que seu roommate descubra.

Respeite os pertences do seu roommate

Assim como você espera que suas coisas sejam respeitadas, é importante que você respeite o que pertencer ao seu roommate. Esse é sem dúvida um dos maiores motivos de conflitos entre roommates. Portanto, marque as coisas que forem suas e que você não gostaria que ele pegasse, mas também evite de usar os pertences que seu roommate não te deu a devida permissão.

Seja aberto e amigável

Principalmente para roommates de primeira viagem, pode ser bastante tenso começar a viver com um desconhecido. Portanto, quebre o gelo e seja amigável com seu roommate. Nem sempre vocês se tornarão melhores amigos, mas podem facilitar a convivência consideravelmente se fizerem questão de se comunicar sempre. Esse tipo de atitude pode ajudar ambos em algum conflito futuro, que poderá ser resolvido à base do diálogo.

Trate seus roommates como você gostaria de ser tratado

Provavelmente você não gostaria de viver com alguém que ande sempre de cara amarrada, trancado em seu quarto, sem possibilidades de interação. Portanto, tente evitar esse tipo de atitude. Por mais que a convivência terminará em alguns meses, você pode ficar com a consciência tranquila sabendo que conviveu bem com uma pessoa desconhecida, e que pôde aprender com essa relação.

Não seja tão possessivo

Ainda que seja importante saber respeitar os pertences dos seus roommates, esse tipo de vida requer uma mudança no comportamento quanto à suas coisas. Cedo ou tarde você irá precisar compartilhar algo com seus roommates, por isso prepare-se para tal. Saiba separar aquilo que pode e aquilo que você não quer mesmo que alguém mais use, para evitar brigas e discussões.

E você, tem mais alguma dica importante que pode ajudar na convivência entre roommates? Não deixe de nos dizer nos comentários.

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário