Compartilhe:

roommates

A experiência de dividir um apartamento com alguém até então desconhecido costuma ser “intensa”, as vezes de uma forma positiva e as vezes nem tanto. Para evitar todo tipo de problema na convivência com essas pessoas, é importante fazer ao menos uma análise básica sobre as pessoas que irão dividir o aluguel com você.

É comum que estudantes ou profissionais que buscam uma vaga em apartamentos ou repúblicas acabem se esquecendo de pesquisar um pouco sobre os moradores atuais do imóvel. Acabam se preocupando bastante com o quarto em si e com a localização do imóvel, quando deveriam se preocupar também com as pessoas com quem terá que conviver nos próximos meses, ou anos. Tomar esse tipo de precaução Esse tipo de atitude é o que costuma gerar atritos que desgastam diariamente a convivência dos roommates.

Também para aqueles que já estão morando em um apartamento ou casa, é muito importante conhecer melhor os candidatos às vagas. As vezes, pode acabar demorando um pouco mais para encontrar uma pessoa ideal, mas muito provavelmente, sua relação com ela será muito melhor e podem acabar se tornando bons amigos, como acontece frequentemente entre roommates.

Um dos principais erros de pessoas que estão querendo dividir um apartamento é pensar que o fato de dividir moradia com alguém que já é seu amigo, pode facilitar o processo. Na verdade, o que mais podemos observar, são histórias de amizades que acabaram desgastadas ou até mesmo que terminaram, devido a brigas e discussões por motivos diversos. De qualquer forma, sendo amigo ou não, antes de fechar o negócio, é importante que você tenha uma conversa com seu futuro roommate, para ditar algumas regras preestabelecidas na casa, além de combinar tarefas, data de pagamento de aluguel, despesas do imóvel, etc.

Além disso, separamos algumas dicas que merecem uma atenção especial:

  •  Prefira pessoas que tenham similaridades com você e com seu estilo de vida. Observar isso pode te ajudar a prever se irá ter uma boa convivência com essa pessoa. Veja um simples exemplo: Se você odeia cigarro e não suporta cheiro de cigarro por perto, provavelmente se incomodaria bastante com um fumante dentro de casa todos os dias, não é mesmo? Dessa forma, procure conhecer melhor a pessoa, e dê preferência àqueles que se encaixam melhor a você.
  • Se possível, consiga referências dessa pessoa, para receber mais informações que ela por si só não revelaria.
  • Procure saber como a pessoa irá pagar a parte que lhe corresponde do aluguel mensal. Nessas horas, você com certeza irá preferir alguém que tenha um trabalho. Muitas vezes, as pessoas começam a dividir moradia com outros estudantes ou profissionais sem ter condições de arcar com as despesas. Para evitar problemas assim, exija o depósito adiantado de um mês do aluguel.
  • Se vocês forem dividir o aluguel em um apartamento, faça com que seu futuro roommate conheça todas as regras do condomínio, além das regras internas da moradia. Isso pode ajudar vocês a evitar problemas com outros moradores do condomínio que podem gerar até mesmo multas para vocês.
  • Tenha uma séria conversa com aqueles que te agradaram a primeira vista, sobre privacidade e respeito. Procure conhecer pessoalmente a pessoa, antes que ela se torne seu novo roommate. Isso pode ajudá-los a quebrar o gelo e superar a dificuldade que é começar a morar com alguém totalmente desconhecido.

E vocês, que cuidados acham necessário antes de escolher um novo roommate? Fiquem a vontade para dar sua opinião nos comentários abaixo.

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

1 Comment

  1. Alugo quarto próximo ao metrô e comércio. Mobiliado e para moças.

Escreva um comentário