Compartilhe:

dividir quartosImagine a seguinte situação. Você está se mudando para uma nova cidade onde ainda não conhece ninguém, e tampouco a cidade em si. Para economizar nas despesas, você opta por dividir um apartamento com outras pessoas que já moram no local. Além de se adequar a nova cidade, ao novo emprego ou faculdade, você também vai precisar se adaptar aos costumes diários de pessoas que não conhece, e provavelmente nunca viu na vida. Parece dureza, não é?

Saiba que esse tipo de situação tem se tornado cada vez mais comum no Brasil atualmente. Seja com estudantes que passaram para o vestibular em cidades distantes, ou profissionais que estão sendo remanejados em seu emprego, ou até mesmo começando um novo, se mudar para locais cada vez mais distantes e de certa forma “desconhecidos” está se tornando comum na vida dos brasileiros.

Para quem opta por alugar um apartamento ou casa já ocupados para dividir o aluguel, é muito importante saber que as pessoas que já moram no local têm seus próprios costumes e manias, provavelmente diferentes das pessoas que você está acostumado a lidar diariamente. Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a manter um convivência agradável com seus novos colegas de quarto ou apartamento, e quem sabe até mesmo criar as primeiras amizades na nova cidade.

Limpeza

Mesmo que você tenha sido o principal causador de bagunça na casa de sua família e todos tenham se acostumado com isso, saiba que a situação é bem diferente no seu novo lar. Você ainda não conhece bem os seus companheiros de quarto, e já começar largando bagunça pelo meio da casa não é algo que crie uma boa impressão, você não acha? Por isso, tente manter suas coisas sempre o mais organizadas possível. Principalmente em áreas comuns do imóvel, como cozinha, sala, banheiros de uso comum, etc. Ser organizado pode ser um dos primeiros passos para construir uma convivência amigável com pessoas que você não conhecia até pouco tempo atrás.

Tarefas e despesas da moradia

Antes de fechar o aluguel com o dono do imóvel, ou com quem já seja morador é importante verificar detalhadamente todas as despesas que estão incluídas no aluguel do imóvel, e aquelas que devem ser pagas separadamente e divididas entre os moradores. Conhecer bem todas as condições para a locação do quarto podem te ajudar a evitar um estresse logo no início de sua estadia em seu novo lar.

Assim que se mudar para seu novo apartamento ou casa, procure seus colegas e procure saber sobre a divisão de tarefas na casa. Se os moradores já pagam uma empregada para fazer todo o serviço, é de muito bom gosto que você passe a colaborar com o pagamento desta também. Se este não for o caso, procure se incluir e conhecer suas tarefas domésticas, para evitar que você seja conhecido como aquele que “não faz nada”. Não seja a ovelha negra da casa do Big Brother. 😉

Visitas

Agora você já está ambientado ao novo lar e quer trazer uma visita para sua casa. Apesar de haver muitos casos em que os donos não gostem que as pessoas permitam visitas em casa, se este não for o caso, é importante que você siga algumas práticas para evitar um estresse desnecessário com os seus roommates. Procure listar todas as despesas extras que sua visita vier a gerar para a casa. Estas despesas devem ser arcadas por você, que o convidou.

 

Prestando atenção em todos esses pontos, a experiência de dividir moradia com outras pessoas pode ser muito válida para te tornar uma pessoa mais independente e responsável. Procure aprender e tirar o melhor das novas pessoas com quem você convive diariamente, e aproveite. 🙂

Você pode dividir conosco suas experiências como roommate nos comentários logo abaixo. Não deixe de fazer uma visita ao nosso site, caso esteja procurando quartos e apartamentos para dividir, ou novos companheiros de quarto: http://www.webquarto.com.br

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário