Compartilhe:

briga de rooommates Dividir apartamento com estudantes ou profissionais é naturalmente um desafio para muitas pessoas. São muitas as situações que você precisa enfrentar pelo bem da convivência nas moradias. Quando você passa a dividir o apartamento com desconhecidos os problemas passam a ser praticamente inevitáveis, uma vez que é necessário se adaptar e as vezes mudar seu próprio estilo de vida, pelo bem do convívio no dia a dia. Listamos algumas dicas para te ajudar a resolver os problemas de convivência que você esteja enfrentando, ou venha a enfrentar futuramente com seus roommates.

Acalme-se antes de discutir sobre os problemas

Antes de confrontar seus roommates com as situações que estão te incomodando, tente se afastar um pouco do problema e se acalmar. Se você estiver sentindo raiva, essa não é uma boa hora para iniciar uma discussão, uma vez que você pode perder o controle de suas emoções e tornar a situação ainda mais desagradável para ambos. Afinal, uma conversa aberta e sincera sempre gera melhores resultados do que uma briga que acaba com as duas partes virando as costas e evitando se falar.

Escute e assuma responsabilidades pelos seus erros

É importante que você saiba reconhecer quando for parte de algum dos problemas da moradia. Discussões como essa costumam ser inúteis, se você não souber escutar quando for alvo de reclamações de algum dos seus roommates. Se você ignorar o que os outros dizem e não tentar ser um melhor roommate também, é bem provável que ninguém irá te ouvir no futuro. Portanto, saiba reconhecer seus erros e procure evitar que eles ocorram futuramente.

Seja franco e direto, mas não faça ofensas pessoais

Em discussões como essas, você deve se ater aos fatos e nada mais. É importante que vocês discutam sobre problemas que afetem todos os moradores do imóvel. Não use desses problemas para fazer ataques pessoais a outras pessoas. Se você não gosta de algo na personalidade de um dos seus roommates, deixamos como sugestão de leitura o artigo sobre como você deve escolher pessoas parecidas com você e com seu estilo de vida.

Não tente vencer a discussão, mas encontrar uma solução

É muito comum que em uma discussão entre roommates, vários problemas acabam sendo relatados por todos os membros para tentar se redimir da culpa e repassá-la a outro. Isso acaba causando um mal estar que prejudica a convivência de todos na casa. É importante que todos saibam ouvir, aceitar sua parcela de culpa e procurar uma forma de resolver os problemas para tornar a vida melhor para todos. Nessa hora, é importante ser aberto e tentar ajudar seus colegas. Se um dos roommates não tem conseguido cumprir com suas tarefas diárias graças a uma prova importante ou outros problemas pessoais, você pode se disponibilizar a ajudá-lo, por um tempo. É importante que todos aprendam a conviver em grupo e procurem resolver estes problemas sem perder o controle emocional e sendo justo com todos. No mais, gostaríamos de saber quais tipos de problemas vocês já enfrentaram em suas moradias compartilhadas e quais estratégias usaram para resolvê-los. Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário