Compartilhe:

estudantes

Sair da casa dos pais não costuma ser fácil. Principalmente quando você está se mudando para uma nova cidade, para morar sozinho ou dividir moradia com pessoas que nunca viu antes. O início de uma faculdade é uma fase geralmente difícil para jovens, que precisam se adaptar a novas exigências e ao ambiente universitário, que é diferente do ensino médio. Essa adaptação pode ser ainda mais difícil quando realizada em um local com poucos, ou nenhum conhecido. Se você está se mudando para uma nova cidade e vai começar a faculdade, resolvemos listar algumas dicas para te ajudar a assimilar melhor a drástica mudança que você está prestes a vivenciar.

Procure conhecer sua nova cidade

Esse é um ponto que pode te ajudar bastante no início de sua vida longe dos pais. Antes mesmo de se mudar, procure saber sobre o caminho de sua nova moradia até a faculdade, os ônibus e metrôs que te levarão até lá, além de conhecer um pouco sobre o histórico do seu novo bairro, etc. Isso pode te ajudar a evitar se perder logo no início de sua trajetória, além de conhecer um pouco mais sobre a segurança da região onde estará morando pelos próximos tempos. Se você estiver morando em uma república, ou dividindo o quarto com outros estudantes, pode ser ainda mais fácil se adaptar. Procure se enturmar com seus roommates e descolar informações que possam te livrar de problemas no futuro. Se estiver morando sozinho, procure informações com pessoas próximas como vizinhos ou com a portaria do prédio, em caso de apartamento, sobre restaurantes, farmácias, padarias, etc. Conhecer seu bairro e sua cidade poderão te ajudar a se adaptar mais rapidamente a nova rotina diária.

Tente se adaptar

Essa geralmente é uma das necessidades mais traumáticas para quem está começando se mudando para estudar em outra cidade, mas pode facilitar bastante sua vida na nova cidade. Quando dizemos que você deve tentar se adaptar, nos referimos a tornar a nova cidade não tão estranha, o mais rápido possível. Você pode fazer isso procurando por opções de lazer que te agradavam na cidade antiga. Isso pode ajudar bastante a superar um pouco da saudade inicial dos seus familiares.

Se você gostava de fazer corrida, jogar futebol ou praticar algum outro tipo de esporte, tente manter essa prática. Dessa forma, você vai acabar se acostumando a nova realidade mais facilmente, mantendo as mesmas atividades que você costumava fazer anteriormente.

Seja paciente e tolerante

Não vamos mentir, o início de sua vida “independente” pode ser bastante difícil, principalmente se estiver dividindo aluguel com outras pessoas. Tolerar hábitos de pessoas até então desconhecidas, ter sua privacidade restringida, além de prováveis incômodos com atitudes dos seus roommates podem não ser muito fáceis de tolerar. Porém, é importante saber que é essa é uma realidade, a qual você precisa e deve se adaptar. Saiba que também pode não estar sendo fácil para seu colega de quarto. Viver com outros estudantes pode ser bastante divertido, mas é necessário tentar aceitar a nova realidade e fazer de tudo para se adaptar a ela o mais rápido possível.

Com o tempo, superando todas essas dificuldades, você vai acabar se acostumando ao novo estilo de vida. Passar por essas provações com certeza vai te ajudar bastante no andamento do seu estudo, além de te preparar para situações ainda mais controversas no futuro.

Você está se mudando ou já estuda em uma cidade diferente dividindo aluguel com outras pessoas? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários logo abaixo.

  • Está procurando uma moradia ou novos roommates? Nós te ajudamos! 🙂

    Encontre quartos, apartamentos para alugar e pessoas para dividir o aluguel. Cadastre-se já no WebQuarto. Totalmente grátis!

Escreva um comentário